O Ministério Público do Paraná (MPPR) denunciou os quatro vigilantes suspeitos pela morte de Luís Fernando Chiarentin, de 14 anos, no dia 27 de dezembro, em Medianeira, oeste do Paraná. Assim, os agora réus responderão pelos crimes de homicídio e tentativa de homicídio, já que outro jovem também foi agredido junto com a vítima fatal.

Luís Fernando Chiarentin. 14 anos, assassinado por seguranças em Medianeira
Luís Fernando Chiarentin foi espancado até a morte em dezembro do ano passado (Foto: Reprodução/Redes Sociais)

De acordo com o promotor Leone Nivaldo Gonçalves, da Comarca de Medianeira, os dois crimes têm quatro qualificadoras e a expectativa é que os acusados sejam submetidos ao Tribunal do Júri.

“Conforme restou apurado, a motivação dos réus foi fútil, tendo eles ainda se valido de um meio cruel no ataque contra as vítimas, mediante reiteração de vários golpes. Ainda foi utilizada emboscada no planejamento de toda essa empreitada criminosa. E por fim também agiram de modo que restou dificultada a defesa dos ofendidos”, afirma o promotor.

Ataque aos jovens foi premeditado

De acordo com a denúncia do MPPR, na data do crime, os quatro vigilantes “se utilizaram dos sistemas de monitoração municipal para rastrear os jovens”. Em seguida, os acusados acompanharam em tempo real o deslocamento das vítimas e aguardaram o “momento oportuno para iniciarem a empreitada homicida”.

Além da condenação às penas previstas na legislação, o Ministério Público requereu na denúncia a “fixação de um valor mínimo a ser pago a título de danos morais à vítima sobrevivente e aos familiares do adolescente que faleceu”.

vigilantes suspeitos de matar adolescente que colhia mangas em Medianeira
Um dos suspeitos foi preso, mas os outros três seguem foragidos (Foto: Reprodução/PCPR)

Os quatro denunciados pelo crime são Adlas Alisson Rodrigues Paula, Gustavo Alves Rodrigues, Jonatan Cremonezi Gomes dos Santos e Josemar Ribeiro. Josemar foi preso no dia 13 deste mês, em Santa Catarina, mas os outros três suspeitos seguem foragidos.

Câmera de monitoramento registrou ação dos suspeitos

Na noite do crime, uma câmera de segurança registrou o momento em que os quatro suspeitos chegam ao local e avançam contra o grupo de adolescentes que colhia mangas em um terreno. O vídeo mostra a movimentação no local desde a chegada dos suspeitos até o momento em que a vítima sobrevivente pede ajuda às pessoas que passam pela região.

câmera de segurança mostra suspeitos pela morte de Luís Fernando Chiarentin. 14 anos
Câmera flagrou a chegada dos suspeitos ao local do crime (Foto: Reprodução/Câmera de Segurança/RICtv)

Nas imagens divulgadas pela Polícia Civil do Paraná (PCPR), é possível ver o momento em que uma funcionária fecha a loja localizada ao lado do terreno onde o trio de jovens (que não aparece no vídeo) colhia mangas e vai embora de carro.

Suspeitos correram em direção aos jovens

Em seguida, o carro dos vigilantes aparece inicialmente no outro lado da avenida, andando vagarosamente. Então, pouco mais de um minuto após a loja ser fechada, o carro dos suspeitos volta aparecer. Na sequência, ele para ao lado do terreno e os três passageiros descem e correm em direção aos jovens. Um deles aponta uma arma para o trio enquanto os outros dois aparecem carregando bastões.

Pouco depois, é a vez do motorista do carro também descer e se juntar ao grupo. Então, cerca de 40 segundos após chegarem ao local, os suspeitos reaparecem correndo em direção ao carro. Ao mesmo tempo, é possível ver um dos jovens fugindo, ao fundo da imagem.

Em seguida, logo após o carro dos suspeitos deixar o local, outro jovem sai do terreno e pede ajuda a uma mulher que chega caminhando. Essa mulher então sai correndo em busca de ajuda. O vídeo continua mostrando esse jovem, que foi agredido, aparentemente desorientado e desesperado com a situação.

Assista o vídeo do ataque:

Câmera de segurança registrou o momento em que os seguranças chegam ao local (Vídeo: Reprodução/Câmera de segurança/RICtv)

Quer receber notícias no seu celular? Entre no canal do Whats do RIC.COM.BR. Clique aqui!

perfil Luciano Balarotti
Luciano Balarotti

Repórter

Formado pela UFPR, Luciano Balarotti tem 25 anos de experiência profissional, grande parte dedicada ao jornalismo esportivo. Mas atua também em áreas como Cultura, Cotidiano, Segurança Pública, Automóveis e Concursos.

Formado pela UFPR, Luciano Balarotti tem 25 anos de experiência profissional, grande parte dedicada ao jornalismo esportivo. Mas atua também em áreas como Cultura, Cotidiano, Segurança Pública, Automóveis e Concursos.