O MP entendeu embora a sentença tenha sido bem fundamentada, desconsiderou graves circunstâncias que se prestariam ao aumento da condenação (Foto: Reprodução/RICTV Curitiba)

O MP entendeu embora a sentença tenha sido bem fundamentada, desconsiderou graves circunstâncias que se prestariam ao aumento da condenação

O recurso de apelação para aumentar a pena aplicada ao ex-deputado Cali Filho foi protocolado nesta segunda-feira (5) pelo Ministério Público do Paraná (MP-PR). O órgão entendeu que, embora a sentença tenha sido bem fundamentada, desconsiderou graves circunstâncias que se prestariam ao aumento da condenação, entre outras questões.

Luiz Fernando Ribas Cali Filho, ex-deputado estadual, foi condenado pelo Tribunal do Júri a 9 anos e quatro meses de prisão por duplo homicídio com dolo eventual pelas mortes de Gilmar Rafael Souza Yared e Carlos Murilo de Almeida, em 2009. Ele foi a júri popular nos dias 27 e 28 de fevereiro.

A Justiça deve agora analisar se receberá ou não o recurso interposto pelo MP e, em caso positivo, remeter os autos para que a Promotoria de Justiça de Crimes Dolosos Contra a Vida apresente, em até 8 dias, as razões e argumentos para a revisão da pena.

O crime

Em 2009, um acidente envolvendo Fernando Carli Filho, na época deputado estadual, deixou duas vítimas fatais: Gilmar Rafael Yared, 26 anos, e Carlos Murilo de Almeida, 20 anos. Os dois jovens seguiam em um Honda Fit quando o Passat que o parlamentar dirigia decolou na Avenida Monsenhor Zanlorenzi, no bairro Mossunguê, em Curitiba, e caiu sobre o veículo dos dois. Eles morreram na hora. Ambos foram decapitados durante a colisão.  

Laudos periciais feitos posteriormente apontaram que deputado dirigia em uma velocidade entre 161 km/h e 173 km/h. Para piorar sua situação, ele estava com a carteira de habilitação (CNH) cassada – 130 pontos e 30 multas, sendo 23 delas por excesso de velocidade – e alcoolizado. Carli teve ferimentos graves e foi levado ao Hospital Evangélico de Curitiba e, posteriormente, foi transferido para São Paulo onde ficou internado por um mês. Ele precisou passar por uma cirurgia de reconstrução facial.

Leia mais: