Dutra foi também senador por Sergipe, estado no qual desenvolveu sua vida política
Morreu na madrugada de deste domingo (4), em Belo Horizonte, o ex-senador José Eduardo Dutra, ex-presidente do PT e da Petrobras. Ele tinha 58 anos e lutava contra um câncer.
Dutra foi senador por Sergipe, estado no qual desenvolveu sua vida política, ao lado do ex-governador Marcelo Déda (que morreu em 2013).
Nascido no Rio de Janeiro, Dutra foi dirigente da Central Única dos Trabalhadores (CUT), de 1988 a 1990, e presidente do Sindicato dos Mineiros do Estado de Sergipe (Sindimina), de 1989 a 1994 – ano em que foi eleito senador.
Dutra foi presidente da Petrobras, de janeiro de 2003 a julho de 2005, e presidiu a Petrobras Distribuidora, de setembro de 2007 a agosto de 2009. Ele deixou o cargo para disputar a presidência do Partido dos Trabalhadores, sendo eleito para o biênio 2010-2012.
Atualmente, era primeiro suplente do senador Antônio Carlos Valadares (PSB/SE). O corpo de Dutra será velado e cremado na capital mineira na segunda-feira (05).
Em nota, a presidente Dilma Rousseff afirmou que o país “se despede de um grande brasileiro, o ex-senador, meu amigo e companheiro, José Eduardo Dutra”. “Ao longo de toda sua vida, ele foi uma liderança comprometida com o Brasil e nosso povo”, diz a nota.
“Tive o privilégio de conviver com José Eduardo. Sua dignidade, inteireza de caráter e seriedade jamais serão esquecidas e são a nossa grande perda. Presto minha solidariedade a toda sua família e amigos”, completou.
O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva também lamentou o falecimento, afirmando que o Brasil “perdeu um de seus mais comprometidos lutadores pelos direitos do trabalhador”.
Em nota divulgada em sua página no Facebook, Lula destacou, que, como primeiro presidente da Petrobras dos governos do PT, Dutra “deu início ao processo de revitalização que realizamos na empresa na última década”. O ex-presidente também ressaltou que o ex-senador “escreveu seu nome na história” ao presidir o Partido dos Trabalhadores ao longo da campanha de eleição de Dilma Rousseff.
“Neste momento de tristeza e luto, lamentamos que uma trajetória brilhante tenha sido interrompida tão cedo, e transmitimos nossos sentimentos e toda nossa solidariedade aos familiares e amigos”, afirmou Lula.