Morreu na tarde desta quinta-feira (17) o escritor colombiano Gabriel Garcia Márquez, ganhador do Prêmio Nobel de Literatura de 1982 e considerado um dos autores mais importantes do século 20.

O escritor e jornalista tinha 87 anos e morreu em casa, rodeado por parentes e amigos. A notícia foi confirmada pelo Conselho Nacional da Cultura e das Artes, pela rede de televisão venezuelana Telesur e pelo jornal espanhol El País.

Nascido em Aracataca, na Colômbia, no dia 7 de março de 1927, García Márquez, que era também jornalista, vivia atualmente no México. Entre obras de ficção e não ficção, Marquéz assina mais de 30 títulos. Entre seus livros mais conhecidos, destacam-se Cem Anos de Solidão e O Amor nos Tempos do Cólera.

Em julho de 2012, Jaime García Márquez, irmão mais novo do escritor, revelou que o Gabriel sofria de demência senil e que, embora desfrutasse de boa saúde,  estava lutando contra a perda de memória. O escritor era casado com Mercedes Barcha Pardo desde 1958, com quem teve dois filhos.