Faleceu na tarde desta quinta-feira (26), aos 73 anos, o Arcebispo de Curitiba, Dom Moacyr José Vitti. A Arquidiocese da capital emitiu um comunicado lamentando a morte. Segundo a nota, o falecimento ocorreu por volta das 13h40 na Casa Episcopal.

O prefeito Gustavo Fruet decretou luto oficial de três dias pela morte do arcebispo.

Fruet destacou a grande dedicação de dom Moacyr à missão evangelizadora. “Ele foi também um homem atento às questões administrativas da Mitra e da cidade, sempre receptivo e pronto a palavras de incentivo”, disse o prefeito, que esteve pela última vez com dom Moacyr Vitti na celebração de Corpus Christi, no dia 19 deste mês.

Dom Moacyr nasceu no dia 30 de novembro de 1940, no bairro Santana, Piracicaba/SP e entrou para o Seminário Estigmatinos em 17 de janeiro de 1953. Estudou em Ribeirão Preto, fez o noviciado em 1960 e a primeira profissão religiosa no município Casa Branca/ SP. Cursou Filosofia e Teologia no Instituto Estigmatinos de Campinas. Fez sua profissão perpétua em 9 de dezembro de 1963 e foi ordenado sacerdote na Capela da Santíssima Trindade, em Campinas/ SP, em 16 de dezembro de 1967.

Doutorou-se em Teologia na Universidade Angelicum, de Roma. Sua nomeação como bispo auxiliar da Arquidiocese de Curitiba ocorreu no dia 18 de novembro de 1987. A ordenação episcopal realizou-se em Americana/SP no dia 3 de janeiro de 1988.

A nomeação de bispo diocesano de Piracicaba/SP ocorreu no dia 15 de maio de 2002, no ano Jubilar de Ouro da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil – CNBB. Em 19 de maio de 2004, Dom Moacyr foi nomeado arcebispo de Curitiba pelo Papa João Paulo II, tomando posse no dia 18 de junho na Catedral Basílica Nossa Senhora da Luz dos Pinhais.

Para informações sobre o velório e sepultamento assista a reportagem do RIC Notícias no vídeo abaixo: