Um dos filhotes de puma resgatados em um canavial em chamas na semana que passou, morreu na noite deste domingo (5). A vítima fatal foi o macho, que havia sofrido mais com as queimaduras. A fêmea segue sendo tratada por veterinários do zoo de Dois Vizinhos, no Oeste do Estado.
Eles haviam sido resgatados pelos trabalhadores em um canavial na região de Rondon, no noroeste do Estado, e levados para a Polícia Militar Ambiental (PMA). Os animais estão bastante feridos e têm queimaduras de segundo grau.
A onça parda, também conhecida como suçuarana e puma, é um mamífero do grupo dos grandes felinos e está presente em diversas regiões do Paraná. A espécie tem sido vista com frequência em áreas urbanas do Estado. O Sargento Marcelo Donizete Fanti, da PMA, diz que o desmatamento é a principal explicação para essa “migração” das onças para fora das reservas ecológicas. “Agora é frequente recebermos ligações com relatos de animais em plantações e canaviais”, disse o sargento.
Há menos de um mês, uma onça parda de 50 kg foi encontrada dentro do quintal da casa de um morador de Maringá, na região noroeste do Estado. A PMA foi acionada e precisou de quatro horas e cinco dardos tranquilizantes para capturar o felino. O animal foi levado a um consultório veterinário da cidade e em seguida foi devolvido ao seu habitat natural.