Um homem matou duas pessoas e feriu outras 11 após avançar com seu carro contra uma multidão na cidade de Mannheim, em Baden-Württemberg, sudoeste da Alemanha, na segunda-feira (3). A polícia ainda investiga a motivação para o atentado, mas afirma que o suspeito possivelmente agiu sozinho. O caso ocorre após uma sequência de ataques que agitaram a campanha eleitoral no mês passado.

motorista joga carro contra multidão em Mannheim, na Alemanha
Local do atentado é palco do desfile de Carnaval da cidade (Foto: Reprodução/The Sniper X15)

Conforme as primeira informações policiais, o motorista tem 40 anos e é alemão. Ainda de acordo com a polícia, ele foi detido após receber atendimento médico devido aos ferimentos que sofreu após o ataque. Ele será investigado por assassinato e tentativa de homicídio.

Suspeito não tinha histórico extremista

De acordo com o ministro do Interior de Baden-Württemberg, Thomas Strobl, não havia indícios de um histórico extremista ou religioso do suspeito. Os dois mortos foram identificados apenas como uma idosa de 83 anos e um homem de 54.

A polícia não forneceu o nome do suspeito, apenas que ele é do estado da Renânia-Palatinado. No entanto, segundo a revista alemã Der Spiegel, ele possui antecedentes criminais e histórico de doenças mentais.

Atentado ocorreu em calçadão

As autoridades locais disseram que o motorista intencionalmente jogou seu carro nas pessoas na Paradeplatz, uma rua exclusiva para pedestres, por volta do meio-dia. O local estava bastante movimentado, já que era a hora do almoço de diversos trabalhadores da região.

Entretanto, conforme a polícia, o atentado poderia ter consequências muito mais sérias se tivesse ocorrido um dia antes. Isso porque no domingo (2), a região foi palco de um desfile carnavalesco com 70 carros alegóricos e 2,5 mil participantes. Evento que teve público estimado em 250 mil pessoas. As festividades, que continuariam até esta terça-feira (4), foram canceladas após o ataque.

Quer receber notícias no seu celular? Entre no canal do Whats do RIC.COM.BR. Clique aqui

perfil Luciano Balarotti
Luciano Balarotti

Repórter

Formado pela UFPR, Luciano Balarotti tem 25 anos de experiência profissional, grande parte dedicada ao jornalismo esportivo. Mas atua também em áreas como Cultura, Cotidiano, Segurança Pública, Automóveis e Concursos.

Formado pela UFPR, Luciano Balarotti tem 25 anos de experiência profissional, grande parte dedicada ao jornalismo esportivo. Mas atua também em áreas como Cultura, Cotidiano, Segurança Pública, Automóveis e Concursos.