Moussa Oukabir, de 17 anos, seria o motorista da van que atropelou uma multidão em Barcelona. Foto: Reprodução/Twitter.

Ataque na capital da Catalunha deixou 13 mortos e 130 feridos

*Do R7

O motorista da van que atropelou uma multidão em Barcelona na quinta-feira (17), matando 13 pessoas e deixando mais de uma centena de feridos, está entre os cinco homens mortos a tiros pela polícia na cidade catalã de Cambrils horas depois, segundo o jornal espanhol El País nesta sexta-feira (18). Ele foi identificado como Moussa Oukabir, de 17 anos.

Moussa Oukabir é irmão de Driss Oukabir, um dos suspeitos detidos e que teria se apresentado à polícia após o ataque se dizendo inocente e que seus documentos tinham sido roubados.

Nascido em Ripoll, na Província de Girona, Espanha, ele tinha nacionalidade e passaporte marroquinos.

Um dos cinco terroristas foram abatidos em Cambrils saiu do carro e esfaqueou uma mulher, que não resistiu aos ferimentos e morreu hoje.

A célula terrorista que fez atentados em Las Ramblas e em Cambrils estava planejando “há muito tempo” os ataques realizados nesta quinta-feira (15), informou o comandante da polícia catalã, Josep Lluis Trapero, em coletiva nesta sexta-feira (18). E os planejava “ainda maiores”.

De acordo com o chefe policial, a explosão ocorrida em uma casa de Alcanar, na última quarta-feira (16), onde o grupo planejava a ação e preparava os explosivos, acabou “mudando” os planos dos terroristas e eles “se obrigaram a atuar de forma mais rudimentar”.

Trapero confirmou a prisão de quatro pessoas relacionadas ao atentado. Três deles eram marroquinos e um espanhol e nenhum tinha um histórico de ligação com grupos terroristas. O mais jovem dos presos tem 21 anos, enquanto os demais tem 27, 28 e 34 anos.