Vídeos registrados por câmera de segurança mostram a mulher, de 44 anos, chegando no apartamento com o ex-namorado antes de ser encontrada morta no imóvel, em Araucária, na Região Metropolitana de Curitiba. A vítima foi identificada como Josefa Ferreira de Araújo Vital, moradora do município. O principal suspeito do crime é Ezequiel Zacarias Costa, com quem ela manteve um relacionamento de cerca de quatro meses. Ele está foragido.

Mulher morta pelo ex em Araucária chegando em apartamento e carro novo do casal ao lado
O casal havia terminado o relacionamento no dia 15 de dezembro (Foto: reprodução/Ric RECORD)

A vítima estava desaparecida desde o dia 29 de dezembro de 2025, já o corpo foi localizado na última sexta-feira (2).

Imagens de câmeras de segurança obtidas pela Banda B mostram que Josefa e Ezequiel Zacarias Costa entraram juntos no prédio por volta das 14h36. Horas depois, às 18h58, apenas o homem é visto deixando o condomínio, dirigindo o carro da vítima. O veículo foi localizado dias depois em Minas Gerais. Josefa foi encontrada morta no imóvel no início de janeiro, e desde a saída registrada pelas imagens, Ezequiel não foi mais localizado.

Vídeo: reprodução/câmera de segurança

Relembre o caso

De acordo com a Polícia Civil do Paraná (PCPR), o casal havia adquirido recentemente um carro para servir como fonte de renda. Josefa teria dado R$ 10 mil de entrada, enquanto Ezequiel assumiria as parcelas, utilizando o veículo para trabalhar como motorista de aplicativo.

Após o rompimento, Josefa voltou a morar com os filhos depois de relatar ter sido agredida pelo ex-namorado, o que gerou preocupação entre familiares. Manoel Vital, ex-marido da vítima e pai de dois de seus filhos, afirmou que Ezequiel insistia em retomar contato.

“Esse rapaz mandava mensagem constantemente, queria vê-la, dizia que queria se encontrar com ela por uma última vez. Ela foi morar com ele depois de apenas um mês de relacionamento”, relatou.

O último contato de Josefa com a família ocorreu no dia 28 de dezembro. No dia seguinte, ela decidiu reencontrar Ezequiel.

Investigação revela que outras mulheres que também foram agredidas por Ezequiel

Durante as investigações, a PCPR informou que outras duas mulheres que tiveram relacionamento com Ezequiel procuraram a polícia para relatar episódios de abuso e violência. Uma delas, moradora de São José dos Pinhais, relatou comportamento possessivo durante o relacionamento. Outra mulher, de Minas Gerais, afirmou que viveu com ele por alguns anos em Araucária e denunciou agressões e estupro.

Segundo o delegado Eduardo Krüger, responsável pelo caso, os relatos reforçam o padrão de violência.

“As duas mulheres descrevem um comportamento extremamente possessivo e agressivo. Uma delas relatou, inclusive, ter sido vítima de estupro”, afirmou.

Mulher morta em Araucária: Ezequiel Zacarias Costa é o principal suspeito

O carro comprado pela vítima foi localizado em Minas Gerais, estado onde Ezequiel tem familiares. A polícia mineira foi acionada e a Polícia Federal também acompanha o caso. A PCPR solicitou a inclusão do nome do suspeito na lista vermelha da Interpol, já que ele já morou em Portugal e tem um filho no país.

As investigações continuam e a polícia pede que qualquer informação sobre o paradeiro do suspeito seja repassada de forma anônima no Disque Denúncia 181.

Quer receber notícias no seu celular? Entre no canal do Whats do Ric.com.br. Clique aqui.

Jonathas Bertaze

Repórter

Jonathas Bertaze é formado em Jornalismo desde 2023, pós-graduado em Assessoria, Gestão de Comunicação e Marketing e especializado na cobertura de pautas de Segurança, como crimes e acidentes, além de Cotidiano e Loterias, com resultados da Caixa Econômica.

Jonathas Bertaze é formado em Jornalismo desde 2023, pós-graduado em Assessoria, Gestão de Comunicação e Marketing e especializado na cobertura de pautas de Segurança, como crimes e acidentes, além de Cotidiano e Loterias, com resultados da Caixa Econômica.