Vídeos registrados por câmera de segurança mostram a mulher, de 44 anos, chegando no apartamento com o ex-namorado antes de ser encontrada morta no imóvel, em Araucária, na Região Metropolitana de Curitiba. A vítima foi identificada como Josefa Ferreira de Araújo Vital, moradora do município. O principal suspeito do crime é Ezequiel Zacarias Costa, com quem ela manteve um relacionamento de cerca de quatro meses. Ele está foragido.

A vítima estava desaparecida desde o dia 29 de dezembro de 2025, já o corpo foi localizado na última sexta-feira (2).
Imagens de câmeras de segurança obtidas pela Banda B mostram que Josefa e Ezequiel Zacarias Costa entraram juntos no prédio por volta das 14h36. Horas depois, às 18h58, apenas o homem é visto deixando o condomínio, dirigindo o carro da vítima. O veículo foi localizado dias depois em Minas Gerais. Josefa foi encontrada morta no imóvel no início de janeiro, e desde a saída registrada pelas imagens, Ezequiel não foi mais localizado.
Relembre o caso
De acordo com a Polícia Civil do Paraná (PCPR), o casal havia adquirido recentemente um carro para servir como fonte de renda. Josefa teria dado R$ 10 mil de entrada, enquanto Ezequiel assumiria as parcelas, utilizando o veículo para trabalhar como motorista de aplicativo.
Após o rompimento, Josefa voltou a morar com os filhos depois de relatar ter sido agredida pelo ex-namorado, o que gerou preocupação entre familiares. Manoel Vital, ex-marido da vítima e pai de dois de seus filhos, afirmou que Ezequiel insistia em retomar contato.
“Esse rapaz mandava mensagem constantemente, queria vê-la, dizia que queria se encontrar com ela por uma última vez. Ela foi morar com ele depois de apenas um mês de relacionamento”, relatou.
O último contato de Josefa com a família ocorreu no dia 28 de dezembro. No dia seguinte, ela decidiu reencontrar Ezequiel.
Investigação revela que outras mulheres que também foram agredidas por Ezequiel
Durante as investigações, a PCPR informou que outras duas mulheres que tiveram relacionamento com Ezequiel procuraram a polícia para relatar episódios de abuso e violência. Uma delas, moradora de São José dos Pinhais, relatou comportamento possessivo durante o relacionamento. Outra mulher, de Minas Gerais, afirmou que viveu com ele por alguns anos em Araucária e denunciou agressões e estupro.
Segundo o delegado Eduardo Krüger, responsável pelo caso, os relatos reforçam o padrão de violência.
“As duas mulheres descrevem um comportamento extremamente possessivo e agressivo. Uma delas relatou, inclusive, ter sido vítima de estupro”, afirmou.
Mulher morta em Araucária: Ezequiel Zacarias Costa é o principal suspeito
O carro comprado pela vítima foi localizado em Minas Gerais, estado onde Ezequiel tem familiares. A polícia mineira foi acionada e a Polícia Federal também acompanha o caso. A PCPR solicitou a inclusão do nome do suspeito na lista vermelha da Interpol, já que ele já morou em Portugal e tem um filho no país.
As investigações continuam e a polícia pede que qualquer informação sobre o paradeiro do suspeito seja repassada de forma anônima no Disque Denúncia 181.
Quer receber notícias no seu celular? Entre no canal do Whats do Ric.com.br. Clique aqui.