Na última terça-feira (3), um navio que transportava 3 mil veículos pegou fogo no meio da viagem. O Morning Midas foi abandonado no Oceano Pacífico após os esforços para apagar as chamas falharem.

navio pegando fogo no pacífico
Foi impossível apagar o fogo do navio (Foto: Divulgação/U.S. Coast Guard)

A princípio, as chamas começaram em um dos decks do navio. De acordo com a empresa responsável pela gestão do cargueiro, Zodiac Maritime, ao portal americano Bloomberg, a situação de agravou rapidamente por conta das baterias de lítio dos 800 carros elétricos sendo transportados.

Após averiguarem que as chamas não seriam contidas, os 22 membros da tribulação foram evacuados e transferidos para um navio mercante que estava próximo. Já o navio foi abandonado no meio do oceano pegando fogo.

Navio que pegou fogo levanta preocupações sobre carros elétricos

O caso revisitou uma nova preocupação para o transporte de veículos. Carros elétricos podem sofrer o processo de “runaway térmico”, que ocorre quando uma bateria entra em reação em cadeia, causando o fogo.

Esses tipos de chamas são mais difíceis de combater do que as usuais por conta das baterias de lítio. Quando esse tipo de componente entra em chamas, o fogo dura mais tempo e em temperaturas mais altas, levando até 30 mil litros de água para extinguir.

Quer receber notícias no seu celular? Entre no canal do Whats do RIC.COM.BR. Clique aqui

Mariana Gomes

Repórter

Formada em Jornalismo pela PUCPR, especialista na área de Esportes, Cultura e Segurança, além de assuntos virais da internet e trends das redes sociais.

Formada em Jornalismo pela PUCPR, especialista na área de Esportes, Cultura e Segurança, além de assuntos virais da internet e trends das redes sociais.