Teve início na tarde desta sexta-feira (12) mais uma Rebelião na Penitenciária de Estadual de Piraquara. A informação foi confirmada pela Secretaria Estadual de Justiça e Direitos Humanos (Seju). Dois agentes carcerários estão reféns dos detentos. O sindicato da categoria insiste que são três agentes como reféns.

A rebelião começou por volta das 16h, durante a visita de familiares. Esposas e filhos de detentos tiveram que ser retirados do local rapidamente.

A PEP tem capacidade para 1.108 presos, e abriga atualmente 1010 detentos, de acordo com informações da Seju. Esta é a terceira rebelião na unidade nos últimos três mêses, e a 19ª do Estado em um período de nove meses.

Os agentes penitenciários estão preocupados com a frequência de motins no Estado e ameaçam entrar em greve. 

Em menos de 20 dias, esta é a quarta rebelião registrata no Paraná. Os outros motins mais recentes foram em Cruzeiro do Oeste, que teve e um médico e um agente reféns e terminou ontem depois de 15 horas, em Guarapuava, região central do Estado e também em Cascavel, que teve início no dia 24 de agosto, durou cerca de 44 horas e terminou com cinco detentos mortos.

Confira as imagens, com informações do local com o repórter Manoel Costacurta, da RICTV: