A Policia Militar do Paraná (PM-PR) demonstrou no Quartel do Comando-Geral da PM, em Curitiba, na última terça-feira (29), uma série de equipamentos anti-bombas que farão parte da segurança da Copa do Mundo 2014. Um dos equipamentos mais modernos, o robô anti-bombas funciona por controle remoto e tem alcance de 800 metros, equipado com um canhão desrruptor que pode desarmar um explosivo sem colocar em risco a integridade do policial militar e da vítima. No total, o investimento chega R$ 2.700,000,00.
O tenente Ilson de Oliveira Junior, comandante do Esquadrão Antibombas, afirma que a PM possuí hoje 14 policiais especializados em situações antibombas, sendo que até a Copa do Mundo, 25 policiais estarão à disposição para o evento. “A Polícia Militar possui recursos humanos altamente qualificados por meio de cursos realizados em países da América Latina, que possuem grande experiência no tema de terrorismo e artefatos explosivos. Agora nós recebemos alguns equipamentos que vão auxiliar na resolução de incidentes. Hoje são 14 policiais preparados e na Copa serão 25 prontos”, disse.
Ainda, todos os policiais recebem uma capacitação com o curso de “Primeiro Respondente em Incidentes com Bombas e Explosivos”, em que o militar consegue identificar situações que envolvam risco de bomba e possa acionar a unidade especializada para resolver o problema. Somente nesse semestre, 300 policiais militares receberam a capacitação.