O número de apreensões de cocaína no Paraná no primeiro semestre de 2024 mais que duplicou em comparação com o mesmo período de 2023. De acordo com a Polícia Civil do Paraná (PCPR), 630 quilos foram apreendidos até então, representando um crescimento de 129% em comparação aos 279 quilos do ano anterior.

Número de apreensões de cocaína no Paraná cresce em 129%
As apreensões de cocaína no Paraná mais que dobraram (Foto: Divulgação/PCPR)

De acordo com a chefe da Divisão Estadual de Narcóticos (Denarc), delegada Ana Cristina Ferreira, o aumento dos números refletem o uso de tecnologia e do trabalho de inteligência nas investigações. “Nossas ações não se limitam à prisão de traficantes e suas lideranças e à apreensão de drogas, mas envolvem também ataque à estrutura financeira das organizações do crime, essencial para as atividades ilícitas”, afirmou.

A divisão foi criada no ano 2.000 para prevenir e reprimir o tráfico e o uso de substâncias ilícitas. Entre janeiro e junho, a Denarc tirou de circulação mais de 20 toneladas de drogas. Entre essas, 19,3 toneladas eram de maconha, 114 quilo de crack, 24 quilos de haxixe e 300 unidades de ecstasy. 

Além disso, muitas apreensões de drogas, como cocaína, no Paraná, resultaram em prisões, afirmou a PCPR.

Ao todo, 159 pessoas foram detidas pela Denarc por envolvimento com o tráfico no primeiro semestre de 2024. 

Quer receber notícias no seu celular? Então entre no canal do Whats do RIC.COM.BR. Clique aqui.

Mariana Gomes

Repórter

Formada em Jornalismo pela PUCPR, especialista na área de Esportes, Cultura e Segurança, além de assuntos virais da internet e trends das redes sociais.

Formada em Jornalismo pela PUCPR, especialista na área de Esportes, Cultura e Segurança, além de assuntos virais da internet e trends das redes sociais.