O Paraná registrou 413 mortes em 2024 devido a confrontos por intervenções das forças de segurança pública. A informação foi divulgada pelo Ministério Público na quarta-feira (22). Conforme os dados, o número de mortos em 2024 foi superior ao ano anterior, que registrou 348 mortes em confrontos, com isso, o número de mortes aumentou quase 18,7%.

Os dados foram divulgados pelo órgão em colaboração com o Gaeco e o Gaesp (Foto: Divulgação/PMPRP)

No ano passado, foram registrados 433 confrontos. De acordo com o relatório, a maioria dos mortos em confrontos tinha entre 30 e 34 anos. Conforme os dados, a Polícia Militar esteve presente em 97,7% dos confrontos, já a Polícia Civil esteve 1,2% e a Guarda Municipal em 0,9%.

“A Polícia Militar é a única, pela Constituição Federal, responsável pelo policiamento ostensivo. Então, toda a primeira fase de atendimento é de responsabilidade da Polícia Militar. Qualquer situação de furto, roubo, sequestro, violência doméstica, presença de indivíduo suspeito em algum lugar… A PM vai estar presente. O número de emergência é o 190. Dificilmente, vamos ver a Polícia Civil, que tem constitucionalmente outra missão, fazendo esse tipo de situação”, disse o Major Wagner de Araújo, chefe de comunicação da Polícia Militar do Paraná, em entrevista à Banda B.

Conforme o major, exitem ações planejadas para reduzir o número de mortes em confrontos envolvendo a corporação no estado, com a aquisição de equipamentos como teaser (arma de choque), bastões retráteis e spray de pimenta.

“Nós temos esse investimento e entendimento de que é realmente necessário que a Polícia Militar evite o conflito ou diminua a letalidade, mas em determinadas situações é a única ação que representa para neutralizar e resolver a situação”, apontou o servidor.

De acordo com os dados, as ocorrências envolviam perseguição, durante mandado judicial, intervenção policial em violência doméstica e abordagem de rotina. A maioria dos incidentes foi registrado no período noturno.

As cidades que mais registraram confrontos policias foram:

  • 98 em Curitiba
  • 43 em Londrina
  • 15 em Foz do Iguaçu
  • 15 em Colombo
  • 12 em Cambé
  • 11 em Ponta Grossa
  • 11 em Cascavel
  • 10 em Almirante Tamandaré

Quer receber notícias no seu celular? Entre no canal do Whats do RIC.COM.BR. Clique aqui!