Brasil - Phishing é um ataque cibernético que tem como objetivo obter informações confidenciais de usuários, como senhas, números de cartão de crédito e dados bancários. Nesses ataques, o invasor se passa por uma entidade confiável para enganar a vítima.
Leia também:
- Elon Musk: 7 polêmicas do empresário multimilionário
- Golpes na internet: cuidados ao fazer compras online

Canais de ataque phishing
Podem ser feitos via e-mail, por mensagem de texto, mensagem instantânea ou até nas redes sociais. Claro, os objetivos são sempre os mais escusos, pois trata-se de golpe.
Os objetivos do phishing
Normalmente roubar informações, instalar malware, ou acessar sistemas internos com determinados fins prejudiciais às vítimas. Assim, os que praticam phishing normalmente o fazem para realizar compras não autorizadas. Mas também roubam identidade e fazem ações que geram perdas financeiras.

Proteja-se do phishing
Cuidado com situações do tipo estar diante de e-mails genéricos. Mas muitas vezes os ataques podem ser direcionados, como o whaling ou o chamado BEC. Para se proteger desses ataques, você deve desconfiar de mensagens que solicitam dados confidencias.
Evite clicar em links ou anexos suspeitos, que você desconheça. Além disso, não compartilhe endereços de e-mail, por exemplo. Verifique ainda se o remetente é conhecido ou frequente, se há erros ortográficos ou gramaticais.

Cuidado com e-mail contendo algum tipo de ameaça urgente ou em tons apelativos, humanitários e coisas do tipo. Aliás, é bom manter sempre um antivírus confiável em sua máquina. Finalmente, para evitar ser vítima de phishing, jamais abra e-mails da caixa de spam.
Como diz a letra da música: “é preciso estar atento e forte”, porque no phishing o peixe não morre pela boca, mas por se meter a ser gato, pela curiosidade.
Quer receber notícias no seu celular? Entre no canal do Whats do RIC.COM.BR. Clique aqui