O que se sabe sobre a morte do padre de Guaíra, no Oeste do Paraná

Publicado em 23 nov 2022, às 09h49. Atualizado às 10h21.

O delegado João Paulo Menuzzo Lauandos, da Polícia Civil de Guaíra, é o responsável pela investigação do crime que chocou a cidade do Oeste, que fica na fronteira com o Mato Grosso do Sul. José Aparecido Bilha, padre de 63 anos, foi encontrado morto, na segunda-feira (21), no quintal da casa paroquial, da igreja Nossa Senhora Aparecida. Uma faca estava ao lado do corpo.

“Inicialmente, o que podemos afirmar, é que o corpo do padre foi localizado com a faca de cozinha ao lado, um corte profundo no pescoço, as suas roupas estavam intactas, limpas, não havendo sinal de luta corporal. Também as imagens de câmeras de segurança demonstram o padre caminhando já com essa faca em mãos para debaixo de uma árvore e, após, conseguimos ver o seu corpo deitado no chão”, disse o delegado.

De acordo com o delegado, a suspeita é de que o crime não tenha se tratado de homicídio, mas apenas será possível confirmar a hipótese no final do inquérito policial. “Já ouvimos testemunhas, estamos analisando imagens de segurança, e também serão analisados notebook e celular apreendidos do padre”, explicou Lauandos.

A Polícia aguarda o fim das investigações para ter certeza da motivação e apurar se há pessoas envolvidas na morte do Pároco. “Não aparecem terceiros nas imagens, não há indício nenhum de terceiros nesta imagem. Porém, nós só poderemos ter certeza após a conclusão do inquérito policial, que depende do laudo do IML, do laudo do Instituto de Criminalística, da oitiva de mais testemunhas e da análise do notebook e do celular apreendidos”, detalhou o delegado Lauandos.

Nota da Diocese

A Diocese de Toledo, que responsável por Guaíra, por meio de seu bispo diocesano, D. João Carlos Seneme, se manifestou por meio de nota sobre o falecimento do padre.

“A Diocese de Toledo, por meio de seu bispo diocesano, D. João Carlos Seneme, e seu clero, manifestam o profundo pesar pelo falecimento do Pe. José Aparecido Bilha, 63 anos. Ele estava no exercício de seu ministério como pároco da Paróquia Nossa Senhora Aparecida, na cidade de Guaíra, e foi encontrado morto por funcionários na abertura do expediente de segunda-feira, 21 de novembro. Externamos condolências à família Bilha e à comunidade católica de Guaíra, especialmente desta paróquia, que foram surpreendidos pela triste notícia.

Informamos ainda que o caso está sendo investigado pelas autoridades de segurança pública e acompanhado pela Diocese. Rogamos a Deus que, na sua misericórdia, acolha este irmão no sacerdócio que dedicou sua vida pelo bem dos fiéis.”

Formação Eclesiástica do Padre José

  • 03/03/1980: Ingressou para o Seminário São José de Cascavel, onde cursou o segundo grau;
  • 1986-1988: Cursou a faculdade de Filosofia em Toledo, integrando a comunidade formativa do Seminário Maria Mãe da Igreja.
  • 1999-2000: Cursou os dois primeiros anos de Teologia no Studium Theologicum, integrando a comunidade formativa da Província de Cascavel;
  • 1991-1992: Cursou os dois últimos anos de Teologia no Instituto de Teologia Pio XII de Londrina:
  • 1993: trabalhou no Seminário Menos São Cura D´Ars, em Quatro Pontes.
  • Ministério de Leitor e Acólito: 1991;
  • Ordenação Diaconal: 26 de dezembro de 1993, na Paróquia Santo Inácio de Loyola, em Jesuítas;
  • Ordenação Presbiteral: 11 de março de 1994, na Paróquia Nossa Senhora do Carmo, em Assis Chateaubriand.

Trajetória Presbiteral

  • 1994-1996: Vigário Paroquial da Paróquia Nossa Senhora do Carmo – Assis Chateaubriand;
  • 1994-1996: Assistente Eclesiástico da FECONTO;
  • 1996-2000: Administrador Paroquial da Paróquia Nossa Senhora da Glória – Quatro Pontes;
  • 1996-2000: Promotor Vocacional e Diretor Espiritual do Seminário São Cura D´Ars;
  • 2000-2001: Reitor do Seminário São Cura D´Ars e Vice-Reitor do Propedêutico;
  • 2000-2002: Vigário Paroquial da Paróquia Nossa Senhora da Glória – Quatro Pontes;
  • 2002-2003: Estudante em Bogotá – Colômbia – cursando  Síntese Teológica, com ênfase em Formação Sacerdotal;
  • 2004: Pároco da Paróquia Nossa Senhora de Fátima – Vila Nova – Toledo – (2004);
  • 2003-2007: Reitor do Seminário Maria Mãe da Igreja;
  • Em 2007 foi nomeado Pároco da Paróquia São Francisco de Assis em Assis Chateaubriand, permanecendo até 2012.
  • Entre 2013 e 2015 foi pároco na Paróquia Santo Antônio em Formosa do Oeste e em  2016 é designado para voltar a acompanhar a formação seminarística junto ao Seminário São João Paulo II em Curitiba (Teologia), permanecendo até o final de 2019.
Quer mandar uma sugestão de pauta pro RIC Mais? Descreva tudo e mande suas fotos e vídeos pelo WhatsApp, clicando aqui.

Mostrar próximo post
Carregando