Cerca de 250 pessoas ligadas ao movimento Frente Nacional de Luta Campo e Cidade (FNL) ocuparam, neste sábado (7), a sede de uma fazenda em Quedas do Iguaçu, no Oeste do Paraná. Segundo a Polícia Militar do Paraná (PMPR), a ação resultou na mobilização de 115 policiais e deixou o morador do local ferido.

Ocupação em fazenda no Paraná
O morador da casa foi agredido com coronhadas, segundo a PMPR (Foto: Colaboração/RICtv Oeste)

A ocupação aconteceu por volta das 5h da manhã, na área rural entre os municípios de Quedas do Iguaçu e Espigão Alto do Iguaçu. Segundo a Polícia Militar, cerca de 250 pessoas, divididas em aproximadamente 50 veículos, entraram na sede da Fazenda São Jorge.

“Queremos o INCRA”, diziam os manifestantes.

Ainda conforme a PMPR, um morador que estava na casa com a família teria sido ameaçado com arma de fogo e atingido por uma coronhada. O portal RIC procurou o movimento Frente Nacional de Luta Campo e Cidade (FNL) para dar a versão sobre o caso, mas não foi respondido até a publicação desta reportagem. O espaço permanece aberto.

Diante da gravidade da situação, a Polícia Militar mobilizou 115 agentes de diversas unidades da região. O local foi isolado, e diligências foram realizadas ao longo do dia para garantir a segurança.

Após algumas horas, os manifestantes deixaram o local de forma voluntária. A polícia confirmou que não houve confronto direto com os agentes, e a situação foi controlada sem a necessidade de uso da força por parte da corporação.

Ocupação em fazenda: Polícia Civil revela que líder será indiciado

Em nota enviada à RICtv Oeste, a Polícia Civil do Paraná classificou o episódio de ‘invasão violenta’ e que o líder da manifestação já era considerado um alvo e estava sendo investigado.

Trata-se de indivíduo já preso em flagrante pela PCPR em 2024 pelos crimes de esbulho possessório e associação criminosa, que atua arregimentando adolescentes, famílias com criança e demais pessoas em situação de vulnerabilidade, instrumentalizando-as para invasões articuladas e armadas. O responsável será indiciado por associação criminosa armada, corrupção de menores, invasão de domicílio e esbulho possessório”, diz um trecho da nota.

Confira o pronunciamento completo da Polícia Civil abaixo:

“Na madrugada deste sábado (07), cerca de 250 pessoas invadiram de forma violenta uma propriedade rural localizada entre os municípios de Quedas do Iguaçu e Espigão Alto do Iguaçu, surpreendendo uma família residente na sede da fazenda, que sofreu agressões físicas e ameaças com uso de armas de fogo. A crise foi prontamente controlada graças à atuação firme da Polícia Militar do Paraná, sob comando do Coronel Cícero Tenório, que coordenou os efetivos mobilizados de diversas regiões do Estado. A Delegacia de Polícia Civil de Quedas do Iguaçu e a 15ª Subdivisão de Cascavel também atuou de forma estratégica, prestando apoio à estabilização do cenário e fornecendo informações essenciais à contenção da situação.
A liderança da invasão já vinha sendo monitorada pela Polícia Civil. Trata-se de indivíduo já preso em flagrante pela PCPR em 2024 pelos crimes de esbulho possessório e associação criminosa, que atua arregimentando adolescentes, famílias com criança e demais pessoas em situação de vulnerabilidade, instrumentalizando-as para invasões articuladas e armadas. O responsável será indiciado por associação criminosa armada, corrupção de menores, invasão de domicílio e esbulho possessório. A Polícia Civil já está representando pela prisão preventiva do investigado, diante da gravidade e reiteração das condutas criminosas.
As forças de segurança permanecem mobilizadas na região para prevenir novas tentativas de invasão e garantir a tranquilidade dos moradores locais.

Quer receber notícias no seu celular? Entre no canal do Whats do RIC.COM.BR. Clique aqui

Eduardo Teixeira

Repórter

Eduardo Teixeira é formado em Jornalismo pela Uninter. Possui experiência em pautas de Segurança, como acidentes e crimes, além de virais da internet, trends das redes sociais e pautas de Cultura. Também atua como repórter de TV e rádio.

Eduardo Teixeira é formado em Jornalismo pela Uninter. Possui experiência em pautas de Segurança, como acidentes e crimes, além de virais da internet, trends das redes sociais e pautas de Cultura. Também atua como repórter de TV e rádio.