Ônibus é descartado e equipes estimam 6 carretas e mais 10 carros em deslizamento da BR-376
Foi descartada oficialmente, em coletiva nesta quarta-feira (30), a possibilidade de um ônibus estar soterrado no deslizamento da BR-376, em Guaratuba. Desde a segunda-feira (28), quando a tragédia foi registrada na principal rodovia que liga o Paraná a Santa Catarina, havia a preocupação de que o número de vítimas fosse ainda maior. Nesta quarta-feira, as autoridades revelaram que a estimativa é de que tenham de 30 a 50 pessoas soterradas.
Leia mais:
- 19 pessoas procuram por familiares desaparecidos no deslizamento na BR-376
- VÍDEO: Imagens exclusivas mostram área da tragédia na BR-376
- Corpo de segunda vítima de deslizamento na BR-376 é encaminhado ao IML de Curitiba
- “Existe o risco da pista desabar”, alerta comandante do Bombeiros sobre BR-376
- Bombeiros do PR confirmam retirada de carreta e mais 3 veículos de deslizamento na BR-376
O coronel Vasco, Comandante do Corpo de Bombeiros, explicou que havia um ônibus no local, mas que ele não ficou soterrado. “Esse ônibus já em um primeiro momento ele foi descartado de estar soterrado ou qualquer coisa parecida, inclusive ele deslocou seguindo viagem”. Em nota, a assessoria de imprensa da Viação Catarinense confirmou que um ônibus foi atingido por um galho durante o deslizamento, mas que o motorista conseguiu deixar o local com os passageiros. Uma pessoa ficou ferida na situação e foi encaminhada para o Hospital do Cajuru.
Leia a nota da Catarinense na íntegra:
“A Viação Catarinense informa que um de seus ônibus, que fazia a linha Curitiba x Florianópolis, foi atingido pelo galho de uma árvore durante o deslizamento de um talude na BR-376, na altura de Guaratuba (PR), na noite da última segunda-feira (28). O incidente atingiu a lateral do ônibus, ferindo um dos passageiros. Para oferecer um local seguro para o atendimento médico ao cliente, o motorista retornou a Curitiba, onde o passageiro foi atendido pelo Serviço Integrado de Atendimento ao Trauma em Emergência (SIATE) e encaminhado ao Hospital do Cajuru. A empresa lamenta o ocorrido, está acompanhando o caso de perto e em contato próximo com os familiares e reitera o seu compromisso com a segurança.”
Quantidade de veículos soterrados na BR-376
Após o deslizamento registrado na BR-376, na segunda-feira (28), as autoridades acreditavam que, no local, haviam seis carretas e outros 15 carros soterrados. No entanto, com o início dos trabalhos de resgate e buscas, este número caiu. Segundo o coronel Vasco, estima-se agora que existam seis carretas e 10 carros embaixo da terra e lama na rodovia.
“Estamos começando a fazer uma estimativa, verificando que vamos ficar ali no 10 [carros atingidos]. De 10 a 15 era o inicial, porque naquele momento a gente tinha muitos relatos de testemunhas, falava com um caminhoneiro que dizia ‘olha, tinha 5 carros na minha frente’, mas agora a gente começa a trabalhar com 10 veículos”, explicou o comandante dos bombeiros.
Até o momento, 2 pessoas foram encontradas mortas e quatro veículos foram retirados do local, uma carreta e três carros. As buscas continam.