O Centro Integrado de Comando e Controle Regional, responsável pela segurança em Curitiba durante a Copa do Mundo, não confirmou de início as informações de depredações de ônibus na capital por conta da derrota sofrida pelo Brasil na partida contra a Alemanha por uma vaga na final da Copa.
O Centro de Controle Operacional da Urbs divulgou um balanço com o registro de 15 ocorrências em diferentes pontos da cidade, a maioria delas é de pedras arremessadas contra ônibus.
Foram duas tentativas de incêndio à ônibus: um ônibus da linha Bairro Novo, próximo ao terminal Sitio Cercado, e um ônibus da linha jardim Holandês, em Piraquara. Segundo a Urbs, houve ainda uma tentativa de incêndio a um ônibus da linha Pinheirinho/ Fazenda Rio Grande, próximo ao Ceasa, mas este caso se tratava de uma tentativa de assalto. Populares ajudaram a controlar o fogo em todos os casos.
As equipes de reportagem da RICTV Record registraram o ônibus incendiado no Sítio Cercado, zona sul de Curitiba, depois do jogo entre Alemanha e Brasil. O coletivo da linha Bairro Novo estava parado num ponto quando seis pessoas subiram e uma delas jogou gasolina e ateou fogo com os passageiros ainda dentro do ônibus. A cobradora foi assaltada e o rapaz que a roubou acabou se queimando. O motorista do ônibus foi levado para o hospital Evangélico e reconheceu o assaltante queimado que foi levado por um amigo para o mesmo hospital. Ninguém mais se feriu e o rapaz será preso em flagrante.
Na praça Espanha, na região central da capital, nossa equipe também apurou um início de tumulto, mas o policiamento foi reforçado e a situação já está controlada. Na Praça Rui Barbosa, comerciantes também relataram um pequeno tumulto, numa briga envolvendo adolescentes, mas sem prejuízos para o patrimônio público ou privado.
Pelo Twitter, o prefeito Gustavo Fruet autorizou a Guarda Municipal a adotar todas as medidas repressivas contra vândalos após jogo. “Peço todo rigor à Polícia Militar e Federal”, reforçou.
A Prefeitura de Curitiba publicou em sua página oficial no Facebook, por volta das 20h30, que a situação na cidade está controlada e que não houve necessidade de uso da força.