Curitiba - Uma operação realizada entre a Polícia Civil do Paraná (PCPR) e a Polícia Federal nesta segunda-feira (23), no bairro Boqueirão, em Curitiba, apreendeu milhares de produtos falsos. Entre as mercadorias confiscadas, a maioria eram roupas, que eram comercializadas como produtos de luxo.

Imagem dos carros e caminhão da PCPR e Polícia Federal em frente ao comércio.
A operação realizada mira a apreensão de itens falsificados (Foto: Thais Travençoli/RICtv)

O comércio teve milhares de produtos apreendidos após ser alvo de uma operação em conjunto com a PCPR e Polícia Federal. Segundo as autoridades, os itens eram vendidos como marcas de luxo, no entanto, tinham o valor abaixo do mercado.

Durante a operação, que apreendeu milhares de produtos falsos, estão itens como jaquetas, agasalhos, blusas e outras peças de roupas. 

Em entrevista exclusiva para a RICtv, uma moradora da região afirmou que comprava com frequência as roupas na loja investigada. A moradora ainda revelou que suspeitava da origem dos produtos, pois segundo ela, o comércio não emitia a nota fiscal dos itens vendidos. 

Operação apreende perfumes em Curitiba

Este é o segundo caso recente envolvendo a apreensão de itens falsificados na capital paranaense. No dia 22 de maio, outra loja teve milhares de produtos falsos confiscados. 

Uma rede que possui cerca de 11 unidades distribuídas em Curitiba e Região Metropolitana foi alvo de uma operação em conjunto com a Receita Federal, Polícia Civil e a Prefeitura de Curitiba. Na ocasião, as autoridades apreenderam perfumes falsificados.

Quatro pessoas ligadas às lojas foram presas e autoridades acreditam que a rede pertence a um dono que reside fora do país. 

Vender produtos falsificados é crime

No Brasil, a falsificação e a venda de produtos piratas são consideradas crimes, com punições previstas na legislação. De forma geral, essas leis criminalizam a reprodução, distribuição ou venda de obras intelectuais, como músicas, sem a devida autorização do autor, e também o uso indevido de marcas, nomes comerciais, patentes e desenhos industriais de terceiros. 

*Com supervisão de Jorge de Sousa

Quer receber notícias no seu celular? Entre no canal do Whats do RIC.COM.BR. Clique aqui

Ana Clara Carneiro

Estagiária de jornalismo

Ana Clara, estagiária e atualmente cursando o 7º período de jornalismo na PUCPR. Se dedica, em especial, a matérias sobre Filmes e Séries, com a ordem de franquias, Entretenimento, Cultura e agenda de shows, Astrologia, como fases da lua, por exemplo, e Esporte.

Ana Clara, estagiária e atualmente cursando o 7º período de jornalismo na PUCPR. Se dedica, em especial, a matérias sobre Filmes e Séries, com a ordem de franquias, Entretenimento, Cultura e agenda de shows, Astrologia, como fases da lua, por exemplo, e Esporte.