
No Paraná estão sendo cumpridos nove mandados de busca e apreensão nos municípios de Curitiba, Maringá e Londrina
Ao menos 12 pessoas foram presas em várias cidades brasileiras na manhã desta sexta-feira (20) durante uma operação nacional contra a pedofilia. A operação é realizada pela Secretária Nacional de Segurança Pública em parceria com as policias civis.
A operação acontece em 24 estados, e pretende cumprir um total de 172 mandados de busca e apreensão em 184 alvos. O número total de agentes envolvidos é de 120 delegados, 609 policiais, 110 escrivães e 53 peritos.
No Paraná estão sendo cumpridos nove mandados de busca e apreensão nos municípios de Curitiba, Maringá e Londrina.
Em São Paulo, estão sendo cumpridos 31 mandados de busca e apreensão em vários endereços da grande SP e alguns municípios do interior.
Os alvos da operação Luz na Infância foram identificados através de um levantamento de informações pela Senasp e a Embaixada dos Estados Unidos da América no Brasil. Com base em informações e evidências coletadas em ambientes virtuais, a Polícia Civil instaurou inquéritos policiais e representou pelas buscas e apreensões junto ao Poder Judiciário, visando apreender computadores e dispositivos informáticos onde estão armazenados os conteúdos de pedofilia, indiciar e prender os criminosos.
Pedofilila
A pedofilia é classificada pela Organização Mundial de Saúde (OMS) como uma doença de transtorno da preferência sexual. Pedófilos normalmente são pessoas adultas que tem preferência sexual por crianças pré-púberes ou no início da puberdade. O complexo ambiente da internet e a ausência de fronteiras no mundo virtual são elementos que propiciam terreno fértil à atuação desses criminosos.
Outras informações e um balanço parcial da operação serão divulgados às 10h30 em entrevista coletiva que será feita na sede da Sesp, em Curitiba.