Na última semana foram pesas 68 pessoas durante a Operação Lei e Ordem I, da A Polícia Civil do Paraná. Foram cumpridos 100 mandados de prisão contra 64 homens e quatro mulheres em diversas cidades da Região Metropolitana de Curitiba (RMC), nos últimos cinco dias.

De acordo com o secretário de Segurança Pública do Estado, Fernando Francischini, a operação deve ser permanente e a intenção é que sejam cumpridos mandados por roubo, latrocínio, homicídio e tráfico de drogas.

Dos 100 mandados cumpridos durante a operação, 30 são pelo crime de roubo, 17 por homicídio, 11 por furto e cinco por tráfico. Os outros 37 referem-se a outras infrações penais, como estelionato e receptação de bens roubados. “Tirando esses bandidos de circulação evitamos que se cometam outros crimes, o que vai contribuir para a redução dos índices de criminalidade na região e também na Capital”, avalia o delegado-titular da Divisão Policial Metropolitana (DPMetro), Hamilton Cordeiro da Paz Junior.

Vistorias em cadeias e carceragens retiram armas e celulares de detentos

Desde o início do ano a polícia tem realizado vistorias em carceragens e cadeias públicas do interior. Este procedimento já resultou na apreensão de 562 celulares que estava em poder dos detentos. O delegado-titular da Divisão Policial do Interior (DPI), Valmir Soccio, que conduziu os trabalhos, afirma que foram vistoriadas 120 unidades prisionais do estado, “muitas delas mais de uma vez”, completou.

Nestas vistorias também foram encontrados 295 recarregadores e 395 baterias de celulares, além de 156 chips e 363 artefatos e armas artesanais, juntamente com pequenas armas brancas e serras. “Nós não podemos concordar que dentro de uma delegacia de polícia tenhamos presos comandando o crime aqui fora. Então esta é a nova determinação desta equipe e vai ser realizada rotineiramente”, afirma o secretário da Segurança Pública.