No último sábado (26), a Regional do DEPEN de Maringá e Cruzeiro do Oeste deflagrou operação de busca e operação de revista geral na Cadeia Pública de Umuarama. Após os procedimentos de revista, uma pistola Taurus, calibre 6.35, um carregador, duas munições e quase meio quilo de drogas foram apreendidos.
Além das armas de fogo e entorpecentes, equipes da DEPEN também encontraram seis estoques de facas artesanais improvisadas com materiais retirados da estrutura predial, diversos celular e outros itens eletrônicos.
A operação ocorreu em decorrência da apreensão, que ocorreu na sexta-feira (25), após agentes de plantão visualizaram um homem invadindo a área externa da Cadeia Pública de Umuarama. O homem foi abordado tentando introduzir ilícitos para dentro da Cadeia.
Na ocasião o meliante conseguiu fugir, mas uma mochila contendo diversos ilícitos entre eles: aparelhos celulares, uma pistola Bereta calibre 6.35 mm, um carregador e 22 munições foram apreendidos.
Uma denúncia anônima, referente a uma pessoa que estaria sendo ameaçada e extorquida por um preso, através de um celular, também ajudou a deflagrar a operação.
Ao final dos procedimentos sete presos foram autuados por desacatado, resistência, além de responderem processo administrativo disciplinar.
Participaram da operação policiais penais do Setor de Operações Especiais da Divisão de Operações de Segurança de Maringá, policiais penais de Umuarama e Cianorte além de guardas temporários prisionais.