A operação Delivery, de combate ao contrabando de cigarros foi deflagrada na manhã desta segunda-feira (17). A ação é uma parceria entre Polícia e Receita Federal com a Corregedoria da Polícia Rodoviária Federal.
O objetivo é desarticular a organização que traz ao Brasil toneladas de cigarros contrabandeados do Paraguai, através da fronteira.
As ações começaram há um ano e já resultaram na prisão de 37 pessoas, além de 24 mil caixas de cigarro apreendidas. De acordo com as investigações, o valor das mercadorias e veículos apreendidos, somado às multas decorrentes do crime de contrabando, pode chegar a R$ 90 milhões.
“As prisões alcançam pessoas que atuavam na logística de internação irregular dos cigarros a partir da região de Guaíra (PR), no transporte dentro do território nacional e na distribuição nas regiões metropolitanas de São Paulo (SP) e Curitiba (PR). Elas se somam a outras 32 prisões realizadas anteriormente”, diz a nota divulgada pela Receita Federal à imprensa. São apurados, ainda, indícios de participação de servidores públicos na facilitação do transporte de cigarros contrabandeados.