A Polícia Federal (PF) deflagrou na manhã desta terça-feira (16) a operação ‘Saúva’, na região oeste do Paraná. Serão cumpridos 25 mandados judiciais, sendo 15 mandados de busca e apreensão e 10 mandados de prisão preventiva.

A ação acontece em Foz do Iguaçu, Céu Azul e Santa Terezinha do Itaipu.

Operação ‘Saúva’ combate núcleos criminosos

No decorrer da investigação, iniciada no final de 2017, verificou-se a existência de cinco núcleos criminosos que atuam ora de forma independente, ora de forma relacionada, no fornecimento de apoio logístico.

Que é o armazenamento de mercadoria, disponibilização de olheiros, motoristas, batedores para internalização ilícita de mercadorias descaminhadas ou contrabandeadas.

Grande parte dos investigados já ostenta diversos registros pela prática de crimes de contrabando e descaminho, o que revela a dedicação à prática destes crimes de forma profissional.

As investigações demonstram robustos indícios acerca do modus operandi dos núcleos criminosos, demonstrando o elo estável mantido entre seus integrantes para prática de crimes.

Produtos contrabandeados

Identificou-se que um dos núcleos investigados mantém verdadeira central de monitoramento (câmeras de vigilância) instalada em frente a um posto fiscal da PRF. Fornecendo em tempo real todos os dados necessários aos criminosos para driblar a fiscalização naquele local.

Tal núcleo presta robusto e determinante apoio a diversas organizações criminosas do país, prestando o serviço de “monitoramento”.

Quanto aos demais núcleos, contumazes na prática dos crimes de descaminho e contrabando, verificou-se a corriqueira utilização de veículos furtados/roubados, com placas falsas/ clonadas, adquiridos no “mercado negro”.

Mostrou-se comum, também, nestes casos, a tentativa de fuga de abordagens policiais, em alta velocidade, de modo a colocar em risco a segurança das rodovias.

Reunir informações sobre a prática

A ação tem, dentre outros, o objetivo de reunir informações complementares sobre a prática dos crimes de descaminho, contrabando, associação criminosa e tráfico de drogas.

Confira a distribuição dos mandados!

Foz do Iguaçu: 04 mandados de prisão preventiva e 07 mandados de busca e apreensão;

Céu Azul: 01 mandado de prisão preventiva e 01 mandado de busca e apreensão;

Santa Terezinha do Itaipu: 05 mandados de prisão preventiva e 07 mandados de busca e apreensão;