A Operação Verão desta temporada deverá contar com 1.923 policiais militares e 966 bombeiros no litoral do Paraná e nos balneários da Costa Oeste do Paraná. O efetivo usará viaturas, motos e terá apoio de helicópteros para ações policiais e de resgate.

O esquema especial para a temporada de verão deverá ser lançado oficialmente nesta sexta-feira (20) e segue até depois do Carnaval, sendo desmobilizado apenas no dia 10 de março.

“Estamos preparados para recepcionar turistas e para proteger a população local com tropa especializada e treinada para atividades operacionais, como fiscalização de trânsito, abordagens, prevenção, policiamento comunitário, orientações, patrulhamentos aéreos, salvamentos e buscas”, garante o subcomandante-geral da PM, coronel Péricles de Matos.

De acordo com estimativas da PM, o litoral paranaense receberá cerca de 2 milhões de pessoas durante as festas de fim de ano.  “Durante toda a temporada de Operação Verão devem circular pelo Litoral cerca de 11 milhões de veranistas”, projeta o tenente-coronel Rui Rota da Purificação, coordenador operacional da Operação Verão, no Litoral.

Bombeiros e guarda-vidas

O Corpo de Bombeiros estará em toda a extensão do litoral com 30 postos, equipamentos e com guarda-vidas para evitar afogamentos e desaparecimentos. O Grupamento Aeropolicial e Resgate Aéreo (Graer) terá helicópteros para fiscalização, patrulhamento aéreo e resgate de vítimas de acidentes de trânsito e de afogamento.

Serviço:
Para falar com a PM: 190
Para falar com o Corpo de Bombeiros: 193
Nas rodovias paranaenses: 198