Conhecido como Cabeça Branca ou Pablo Escobar brasileiro foi apreendido na Operação Spectrum (Foto: Divulgação Polícia Federal)

Entre os itens estão carros e artigos de luxo, além de vinhos avaliados em até 15 mil reais

Os bens de Luiz Carlos da Rocha, o Cabeça Branca, considerado por anos o maior traficante da América Latina e preso no início de julho de 2017, em Sorriso, no Mato Grosso, irão a leilão no dia 19 de setembro, às 10h00, em Curitiba. A Justiça Federal autorizou a venda dos bens perecíveis para que eles não percam valor enquanto ficam depositados por anos de maneira imprópria.

Entre as mercadorias estão carros de luxo como uma Mercedes Benz CLA, uma moto Kawasaki Z800, mais de 30 garrafas de vinhos com preços avaliados entre mil e 15 mil reais, whisky’s de edições especiais e bolsas das marcas Prada Milano, Salvatore Ferragamo e Louis Vuitton. Outros onze veículos apreendidos em flagrante foram requeridos para o uso da polícia: um Audi A5, um Audi Q3, uma Toyota Hilux, um Ford Fusion, um Kia Sportage e um Hyundai Santa Fé, além de caminhões e reboques.  

Segundo o leiloeiro público oficial, Guilherme Toporoski, está indo a leilão apenas o que a Justiça conseguiu avaliar até agora. “Num próximo momento, serão disponibilizadas joias preciosas e relógios finos”, conta. Já os imóveis, fazendas e bens que não perdem o valor com o tempo, devem esperar a condenação do acusado para só então ir à venda.   

Para participar os interessados deverão ofertar lances exclusivamente pela internet no site autorizado, desde que previamente cadastrados no prazo de até 24 horas antes do início da data agendada. 

Pablo Escobar brasileiro

Cabeça branca, dono de um patrimônio avaliado em pelo menos R$ 325 milhões de reais, esteve no topo da lista dos criminosos mais procurados do país por mais de três décadas. Sozinho era responsável por abastecer mensalmente com pelo menos cinco toneladas de cocaína, de alto grau de pureza, países na Europa, na África e nos Estados Unidos.

Considerado pela Polícia Federal como um grande empresário do narcotráfico e chamado de Pablo Escobar brasileiro, agora está preso na Penitenciária Federal de Catanduvas, no Paraná, longe do luxo da vida milionária. Sua história é contada no livro “Cocaína, a rota caipira”, do jornalista e escritor Allan Abreu.     

Leia também: