Brasil - Um evento “vendido” como o maior “aulão” de inteligência artificial (IA) do mundo começou mal nesta quarta-feira (19), em Belo Horizonte. Dezenas de estudantes promoveram uma pancadaria generalizada nas arquibancadas do estádio Mineirão. O conflito aparentemente foi causado pela rivalidade entre torcidas dos principais times de futebol de Minas Gerais.

Vídeos na internet mostram a confusão generalizada nas arquibancadas do Mineirão
Vídeos na internet mostram a confusão generalizada nas arquibancadas do Mineirão. (Foto: Reprodução/Redes Sociais)

Vídeos na internet mostram vários alunos se agredindo e arremessando garrafas de água e outros objetos uns nos outros em meio a muita gritaria e corre-corre. Quem assistia incentivava ainda mais o conflito com gritos de “briga, briga”.

A aula de IA reuniu cerca de 30 mil alunos e professores da rede estadual, e contou com a presença do governador Romeu Zema (Novo) e do vice-governador Mateus Simões (PSD). A ação promovida pela Secretaria de Educação de Minas Gerais em parceria com o Google Gemini tinha a expectativa de entrar para o Guinness Book com o recorde de maior aulão do tipo até hoje.

De acordo com informações do jornal O Tempo, a confusão teria começado quando os mestres de cerimônia do “aulão” perguntaram aos estudantes quem era torcedor do Atlético e do Cruzeiro para ver quem estava em maior número. A brincadeira não teria sido bem recebida e a rivalidade explodiu em violência.

Quem não estava para briga, se assustou e tentou se proteger da multidão fugindo das arquibancadas. Segundo o jornal O Estado de Minas, a confusão se estendeu para o lado de fora do Mineirão, com vários estudantes agredidos e feridos.

Pancadaria entre estudantes foi ação premeditada

A briga atrasou o início do aulão em uma hora e meia. A Secretaria de Educação instaurou um processo de investigação para identificar os responsáveis e acredita que a ação pode ter sido premeditada. Havia estudantes de 11 escolas estaduais da Grande Belo Horizonte no local.  

Momentos antes da confusão, o governador Romeu Zema comentou sobre a felicidade de promover o evento. “Esta será a maior aula de IA do mundo, o que reforça o compromisso da Secretaria de Educação com o ensino digital”, disse.

Zema comentou, ainda, que esperava que os alunos das escolas estaduais mineiras fossem “referência no Brasil”.

Quando os estudantes começaram a se agredir, tanto Zema quanto o vice Simões já haviam deixado o palanque.

Quer receber notícias no seu celular? Entre no canal do Whats do RIC.COM.BR. Clique aqui.

Sérgio Luis de Deus

Editor

Jornalista formado pela PUCPR com 25 anos de carreira. Especializado em política, economia e cotidiano. Pós-graduado em Sociologia Política pela UFPR e em Planejamento/Gestão de Negócios pela FAE

Jornalista formado pela PUCPR com 25 anos de carreira. Especializado em política, economia e cotidiano. Pós-graduado em Sociologia Política pela UFPR e em Planejamento/Gestão de Negócios pela FAE