DIVULGAÇÃO PM-MG9.JPG

Os três bombeiros enviados pelo Paraná a Brumadinho fazem parte do Grupo de Operações de Socorro Tático (GOST); os homens deixaram a capital paranaense neste domingo (27)

O Paraná enviou neste domingo (27), três bombeiros do Grupo de Operações de Socorro Tático (GOST) para Brumadinho (MG), para dar todo o suporte ao município que ainda conta com 292 indivíduos desaparecidos.

Observação e levantamento de informações

Neste primeiro momento, a ideia é que os três bombeiros enviados façam a observação e o levantamento de informações. A decisão de enviar uma equipe partiu de Luiz Felipe Carbonell, secretário da Segurança Pública e Administração Penitenciária do Paraná, após ter uma conversa com o secretário de segurança de Minas.

A logística para o envio dos três homens foi organizada pelo Corpo de Bombeiros do Paraná, pelo coronel Samuel Prestes, além do coordenador estadual da Defesa Civil, coronel Ricardo Silva.

Segundo Luiz Felipe Carbonell, a equipe enviada será a precursora e vai servir como ponta de lança. “Os militares serão o elo de ligação caso sejamos demandados a colaborar nas buscas às vítimas. Quando isso ocorrer, eles já terão conhecimento da dinâmica local para orientarem os demais militares que por ventura sejam enviados para apoiar os bravos bombeiros daquela localidade”, afirmou Carbonell.

Custeados pelo Paraná

O deslocamento e a logística dos bombeiros estão sendo custeados pelo Paraná. A equipe está indo de viatura Auto Busca e Salvamento (ABS), tipo pick-up, tração 4×4, que é ideal para o tipo de terreno que vão enfrentar.

Qualificação dos bombeiros do Paraná

De acordo Samuel Prestes, comandante do Corpo de Bombeiros do Paraná, a equipe do estado é altamente qualificada e com experiência neste tipo de operação. “Já trabalhamos em auxílio ao Estado de Santa Catarina no episódio ocorrido em Itajaí em 2008 [deslizamento de terra] e também em auxílio ao Estado de Piauí, no rompimento da Represa de Algodões”, descreve.

Além dos profissionais lotados no GOST, cada grupamento do Corpo de Bombeiros possui pessoal treinado e material específico para complementar e auxiliar equipes especializadas quando ocorre este tipo de situação. “Caso sejamos acionamos, temos equipes preparadas para enviar”, informa o coronel Prestes.

Sobre os bombeiros enviados

Entre os bombeiros enviados estão o capitão Daniel Lorenzetto, que é comandante do GOST e mestre em Engenharia Florestal com enfoque em mecânica dos solos, e especialização em busca e salvamento com cães, busca e resgate em estruturas colapsadas; em defesa química e em sistema de comando em incidentes.

O tenente Luiz Henrique Vojciechovski, que é chefe de Operações Terrestres do GOST e especialista em busca e resgate em deslizamentos de terra, em busca e resgate em estruturas colapsadas, em busca e salvamento (técnicas verticais, busca terrestre e orientação e navegação), e em atendimento com produtos perigosos.

E o sargento Guilherme Berwanger, que é especialista em busca e resgate em estruturas colapsadas; em busca e salvamento (técnicas verticais, orientação e navegação) e especialista em salvamento em águas rápidas.