O Governo Estadual divulgou a contratação de 75 novos delegados da Polícia Civil nesta quarta-feira (14). Segundo o executivo estadual, a medida irá fazer com que haja pelo menos um delegado em cada Comarca do Estado. Antes, cerca de 50 delas não contavam com delegado de polícia.
“Além de todas as comarcas, haverá reforço no efetivo de delegados em Curitiba, Região Metropolitana e nas principais cidades-polo do interior”, afirmou o secretário da Segurança Pública, Leon Grupenmacher.
A apresentação dos delegados acontecerá no próximo dia 21. Na mesma ocasião, serão apresentados 413 novos investigadores e 48 papiloscopistas. Eles são remanescentes de concurso público realizado em 2009. As suas contratações serão possíveis graças à promoção de mais de mil policiais civis, que também era reivindicação da classe.
Greve
Os policiais civis do Paraná estão realizando uma paralisação, desde a última terça-feira (13), em razão do excesso de presos nas delegacias e a falta de condições de trabalho. A greve foi motivada pela morte de um agente de cadeia pública durante troca de tiros com fugitivos da Delegacia Central de Colombo. O local, com capacidade para 24 presos, abrigava 84 detentos.
Logo após a rebelião, o governo determinou a retirada de todos os presos custodiados em delegacias de Curitiba e Região Metropolitana, começando por Colombo. Os detentos devem ser integrados ao sistema prisional do Paraná, de responsabilidade da Secretaria de Justiça, Cidadania e Direitos Humanos.
Reforço
Em março deste ano, o governador autorizou a convocação de 2.631 candidatos aprovados em concurso público da Polícia Militar (PM) para a realização dos testes de aptidão física e entrega de exames. São 2.222 policiais e 409 bombeiros. É a segunda chamada do concurso que está contratando 4.445 policiais militares e 819 bombeiros para atuar em todas as regiões do Paraná.
Uma primeira turma de convocados, formada por 2.223 PMs e 210 bombeiros, foi chamada no ano passado e começa a trabalhar em junho. O concurso foi o mais concorrido da história da corporação, com mais de 120 mil inscritos.
Em 2012, governo fez a maior contratação de policiais da história do Paraná, com a incorporação de 3.120 novos policiais militares, civis e bombeiros.
Atualmente, o Paraná tem 21.213 policiais militares e bombeiros. “Tínhamos um efetivo de 17 mil soldados e em três anos houve um acréscimo real de quatro mil homens”, explicou o comandante da PM, coronel César Kogut.