Seguindo as estatísticas do último ano, o estado do Paraná apresentou redução em diversos índices de criminalidade no primeiro trimestre de 2021, afirma o  secretário estadual da Segurança Púbica, Romulo Marinho Soares.

Uma análise feita pela Secretaria Estadual de Segurança Pública (SESP) aponta que os crimes contra crianças e adolescentes caíram 21,6% no Paraná no primeiro trimestre deste ano, em comparação com o mesmo período de 2020, de 7.019 casos para 5.502. A queda também foi observada na quantidade de denúncias anônimas sobre o tema recebidas pelo Disque Denúncia 181, que foi de 12,6%.

Esta terça (18) é o Dia Nacional do Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, que acontece em meio à campanha do “maio laranja“, a fim de alertar sobre o tema.

“Este é um dia importante para reflexão de como estamos cuidando de nossos jovens e adolescentes […] Nesse sentido, quero pedir a todo cidadão paranaense, que tenha conhecimento ou suspeite que uma criança esteja passando por esse tipo de crime, que denuncie por meio dos nossos canais oficiais, especificamente, pelo 181, de maneira sigilosa”,

incentiva o secretário

O estudo ainda demonstra que houve aumento de 148% nas apreensões de drogas entre janeiro e março se comparado o mesmo período do ano passado, com 36,8 toneladas de drogas a mais apreendidas no período.

Além de atuar no combate à criminalidade, as forças de segurança paranaenses também foram um importante suporte da Saúde no enfrentamento à pandemia de Covid-19. Há mais de um ano os policiais estão nas ruas para evitar as aglomerações e orientar a população para que sigam as medidas sanitárias que evitam a disseminação do novo coronavírus.

“A palavra das forças de segurança sempre foi de orientação, para gerar respeito e gentileza. É um trabalho de planejamento que ainda não parou, continuamos atentos para cumprir todos os decretos que o governador anunciar. É preciso atenção porque a pandemia ainda não acabou”,

destaca o secretário e coronel do Exército, Romulo Marinho Soares.