Paraná - O Paraná registrou a menor taxa de homicídios da história. Segundo dados divulgados nesta quarta-feira (19), pelo Centro de Análise, Planejamento e Estatística (CAPE) da Secretaria de Estado de Segurança Pública, 1.663 dessas ocorrências foram contabilizadas em 2024, uma taxa de 14,06 casos a cada 100 mil habitantes.

O número representa uma queda de 9,4% em relação a 2023, sendo o menor desde o início da série histórica, em 2007. O secretário de Segurança Pública, Hudson Leôncio Teixeira, os dados apresentados pelo CAPE credibilizam as políticas públicas e os investimentos feitos nas forças de segurança.
“Obviamente vamos continuar trabalhando para reduzir ainda mais os números ao longo do ano de 2025, mas os dados divulgados são muito positivos, o que nos deixa satisfeitos com o trabalho feito pelas polícias”, disse o secretário.
Comparando os dados de 2024 com os de 2010, a taxa caiu pela metade, naquele ano foram registrados 3.276 homicídios dolosos em todo o Estado, com uma taxa de 30,4 mortes por 100 mil habitantes.
“Estamos atuando com muita força policial nas regiões onde havia o maior número de homicídios e os resultados estão aparecendo. Além disso, tivemos um amplo investimento tanto na contratação de mais policiais quanto de novos equipamentos, o que ajuda a reforçar o atendimento ao cidadão”, afirmou o comandante-geral da Polícia Militar do Paraná, coronel Jefferson Silva.
*Com informações da AEN e supervisão de Jorge de Sousa.
Quer receber notícias no seu celular? Entre no canal do Whats do RIC.COM.BR. Clique aqui!