Eles saltaram juntos e tentavam com outros três colegas uma formação de ‘head down’, em que todos ficam de cabeça para baixo
O paraquedista Amilton Vieira, de 38 anos, morreu após se chocar com um colega durante salto, em Boituva, interior de São Paulo, nesta sexta-feira (12). O outro atleta, Renê Simenauer, de 41 anos, ficou gravemente ferido. Eles saltaram juntos e tentavam com outros três colegas uma formação de ‘head down’, em que todos ficam de cabeça para baixo, quando houve o acidente. Quando o grupo se desfazia, Vieira se chocou com Simenauer.
Leia mais:
Paraquedista morre durante salto no interior de São Paulo
Paraquedista morre em salto na cidade de Dois Vizinhos
Paraquedista morre durante salto de wingsuit na Pedra da Gávea
De acordo com a Polícia Civil, a filmagem feita por um colega de salto mostra que os dois homens bateram fortemente a cabeça e podem ter desmaiado. Os paraquedas reservas se abriram, mas eles desceram sem sustentação e bateram em cheio no solo. Simenauer caiu em uma plantação de soja, enquanto Vieira atingiu o solo próximo da rodovia Castelo Branco. Ele chegou a ser socorrido mas a morte foi constatada no hospital da cidade.
Simenauer foi levado para um hospital de Sorocaba e transferido para o Hospital Santa Catarina, em São Paulo. Seu estado era estável. O Centro Nacional de Paraquedismo, onde os atletas saltavam, informou que os dois paraquedistas tinham muita experiência, com mais de mil saltos.
A Polícia Civil aguarda os laudos da perícia realizada nos paraquedas e do Instituto Médico Legal (IML) sobre a causa da morte de Vieira para decidir o rumo das investigações.