Brasil - Um passaporte antigo em nome de Eliza Samudio foi encontrado em um apartamento compartilhado em Portugal e entregue ao Consulado-Geral do Brasil em Lisboa. O documento contém um registro de entrada em Portugal datado de 2007, três anos antes do desaparecimento dela. Eliza foi namorada do ex-goleiro do Flamengo, Bruno Fernandes, que foi condenado à prisão por ter mandado matá-la. O motivo: uma gravidez indesejada. O corpo de Eliza nunca foi encontrado.

Passaporte de Eliza Samudio, ex-namorada do goleiro Bruno, foi encontrado em Portugal
Passaporte de Eliza Samudio encontrado em Portugal está em bom estado de conservação, com todas as páginas intactas. (Foto: Reprodução/Portal Leo Dias)

De acordo com informações divulgadas pelo Portal Leo Dias nesta segunda-feira (5), o passaporte foi localizado no fim de 2025 em um imóvel alugado e dividido por moradores. O documento estava guardado em uma estante, entre livros. O homem que o encontrou não teve a identidade revelada e foi identificado apenas como “José” na reportagem.

O passaporte está em bom estado de conservação, com todas as páginas intactas. O portal informou também ter confirmado junto ao governo brasileiro que o documento é autêntico e que não há registro de emissão de segunda via.

Passaporte de Eliza Samudio tem carimbo de entrada, mas não de saída

O passaporte apresenta um carimbo de entrada em Portugal em 5 de maio de 2007, sem registro de saída do país. No entanto, esse dado é anterior ao desaparecimento de Eliza Samudio, ocorrido em 2010, e, isoladamente, não indica que ela tenha estado em território português após o crime que resultou na condenação dos envolvidos.

A análise do documento e de eventuais registros associados deverá ser fundamental para esclarecer a chamada cadeia de custódia, ou seja, por onde o passaporte circulou e em que circunstâncias ao longo dos anos.

Em nota reproduzida pelo Portal LeoDias, o Consulado-Geral do Brasil em Lisboa informou que fez “comunicação oficial ao Itamaraty em Brasília” sobre a localização do passaporte e que, neste momento, aguarda instruções sobre os próximos passos. A nota também esclarece que consulado e embaixada são postos distintos na capital portuguesa.

Em nota ao portal ND Mais, o Itamaraty informou nesta terça-feira (6) que instruiu o Consulado-Geral do Brasil em Lisboa a “remeter o passaporte, já expirado e cancelado, para a sede do Itamaraty, em Brasília”. O passaporte de Eliza Samudio ficará à disposição da família, caso tenha interesse em recebê-lo.

Eliza Samudio: caso de feminícidio completa 16 anos em 2026

Eliza Samudio desapareceu em junho de 2010, em um caso que teve ampla repercussão nacional. Antes do sumiço, ela avisou amigos que faria uma viagem. Eliza havia se relacionado com o então goleiro do Flamengo, Bruno Fernandes, e a gravidez, anunciada em 2009, deu origem a uma disputa de paternidade e ao registro de boletins de ocorrência.

Meses após o desaparecimento, o último local citado nas investigações foi um sítio de propriedade do ex-goleiro, em Minas Gerais, onde foram encontrados pertences como roupas e fraldas. O filho do casal foi localizado em Belo Horizonte, mas os restos mortais de Eliza nunca foram encontrados.

Em 2013, Bruno Fernandes foi condenado a 20 anos de prisão por crimes relacionados ao caso. Preso desde 2010, ele obteve progressão para o regime semiaberto em 2019 e passou à liberdade condicional em 2023.

Quer receber notícias no seu celular? Entre no canal do Whats do Ric.com.br. Clique aqui.

Sérgio Luis de Deus

Editor

Jornalista formado pela PUCPR com 25 anos de carreira. Especializado em política, economia e cotidiano. Pós-graduado em Sociologia Política pela UFPR e em Planejamento/Gestão de Negócios pela FAE

Jornalista formado pela PUCPR com 25 anos de carreira. Especializado em política, economia e cotidiano. Pós-graduado em Sociologia Política pela UFPR e em Planejamento/Gestão de Negócios pela FAE