PCPR cumpre mandados e afasta dois servidores em operação no litoral
A Polícia Civil do Paraná (PCPR) deflagrou nesta quarta-feira (4) uma operação no litoral do estado. O objetivo da ação, que investiga fraudes em tributos, é cumprir 12 mandados de busca e apreensão, além do afastamento de dois servidores que exercem atividades administrativas em Pontal do Paraná.
A operação ainda inclui sequestro e bloqueio de valores que ultrapassam R$ 1 milhão. Os mandados estão sendo cumpridos simultaneamente em Pontal do Paraná e Paranaguá, no Litoral do Estado, e em São José dos Pinhais, na Região Metropolitana de Curitiba.
Durante as investigações, a PCPR identificou as práticas criminosas de peculato eletrônico, corrupção passiva tributária, crime tributário, falsificação de documento público majorado, falsa identidade e associação criminosa.
- Leia também: Eleitores têm até esta quarta-feira (4) para regularizar o título; saiba como fazer sem sair de casa
Investigação no litoral
A atual administração de Pontal do Paraná verificou indícios de fraudes em registros do sistema no banco de dados do controle de tributos municipais e acionou a PCPR.
Durante investigações, a PCPR apurou que os fatos teriam acontecido entre 2017 e 2019. Foram descobertos indícios de que teriam sido suprimidos diversos tributos de maneira indevida e fraudulenta, contando com o desvio funcional de alguns servidores municipais.
Em troca, agentes públicos teriam recebido vantagens indevidas, tendo as investigações identificado depósitos de valores realizados por contribuinte em conta corrente de servidor comissionado já exonerado.