A Polícia Federal sequestrou cerca de R$ 1 bilhão em bens de uma quadrilha investigada por tráfico internacional de drogas nesta segunda-feira (23). Entre os itens estão uma aeronave e um apartamento na Espanha, somente este avaliado em 2 milhões euros. 

De acordo com a PF, a operação é a maior da história contra lavagem de dinheiro oriundo do tráfico de drogas. Batizada como Operação Enterprise, a ação cumpriu nesta segunda 217 mandados judiciais, 151 de busca e apreensão e 66 de prisão, em dez estados brasileiros.

No Paraná, os mandados foram realizados em Curitiba, Paranaguá e São José dos Pinhais. Oito mandados também foram cumpridos na Espanha, Colômbia, Portugal e Emirados Árabes Unidos.

A quadrilha costumava usar o Porto de Paranaguá tanto para enviar cargas de cocaína para toda a Europa, como para receber a droga vinda de outros locais.

A investigação que culminou na Operação Enterprise iniciou em 2017, depois que uma grande carga da droga foi apreendida no porto. De lá para cá, a PF já apreendeu 50 toneladas de cocaína dessa organização criminosa.

Um balanço final de operação deverá ser divulgado na terça-feira (24). 

Assista ao vídeo: