
Nesta etapa da operação que investiga fraude de bolsas da UFPR, o objetivo é o rastreamento do destino dos recursos públicos
A Polícia Federal (PF) cumpre na manhã desta terça-feira (31), 20 mandados pela terceira fase da “Operação Research”, que apura o desvio de 7,3 mi da Universidade Federal do Paraná (UFPR).
Em conjunto com a Controladoria Geral da União e o Tribunal de Contas da União (TCU), aproximadamente 48 policiais federais e auditores dos dois órgãos de controle estão cumprindo 19 mandados de condução coercitiva e 1 mandado de busca e apreensão.
A ação acontece nas cidades de Curitiba e São José dos Pinhais, Campo Grande e Corumbá (MS) e em Natal (RN). A Research foi deflagrade em fevereiro deste ano, após auditorias do TCU apontaram o esquema de corrupção que envolvia funcionários da UFPR.
As bolsas eram concedidas para pessoas que não tinham ligações com as pesquisas científicas. Esta etapa das investigações tem como objetivo o rastreamento do destino dos recursos públicos creditados nas contas dos falsos bolsista, identificando possíveis beneficiários e também visa apurar o envolvimento de empresa fornecedora de produtos para a UFPR.
Leia mais:
UFPR é alvo de operação da PF por irregularidades em bolsas de estudo
Motorista de furgão ganhou R$ 515 mil em fraude da UFPR