
No Rio, uma pessoa foi presa preventivamente e outra foi levada para depor coercitivamente
A Polícia Federal cumpre na manhã desta sexta-feira (20) 10 ordens judiciais decorrentes de investigação que tramita perante a 13ª Vara Federal de Curitiba para apurar o pagamento de vantagens indevidas a executivos da Petrobras através do já conhecido Setor de Operações Estruturadas do Grupo Odebrecht, bem como em ação penal em curso que apura fatos semelhantes.
Estão sendo cumpridos quatro mandados de busca e apreensão, um mandado de condução coercitiva e um mandado de prisão temporária. De acordo com a PF, também estão sendo realizadas três intimações determinadas pelo Juízo Federal com a imposição de outras medidas cautelares conforme estabelece os artigos 282 e 319 do Código de Processo Penal.
De acordo com as investigações até então realizadas, a PF afirma ter indícios concretos de que um grupo de gerentes da Petrobras se uniu para beneficiar o Grupo Odebrecht em contratações com a petroleira, mediante o pagamento de valores de forma dissimulada em contas de empresas off-shores estabelecidas no exterior.
Os investigados responderão pela prática dos crimes de associação criminosa, corrupção e lavagem de dinheiro.
O ex-gerente executivo da área Internacional da Petrobras, Luis Carlos Moreira, foi preso temporariamente e será conduzido à carceragem da Polícia Federal em Curitiba.
Em outro procedimento e atendendo também à determinação da 13ª Vara Federal de Curitiba/PR, a Polícia Federal deu cumprimento a um mandado de prisão preventiva de réu condenado na ação penal nº 5014170-93.2017.404.7000.
Também neste caso o réu será conduzido à Superintendência da Polícia Federal.
Às 10h haverá uma entrevista coletiva no auditório da Superintendência da Polícia Federal, na capital paranaense.
Discriminação dos mandados:
RIO DE JANEIRO/RJ
- 3 mandados de busca e apreensão
- 1 mandado de condução coercitiva
- 1 mandado de prisão temporária
- 3 intimações de medidas alternativas
- 1 mandado de prisão preventiva (ação penal)
RECIFE/PE
- 1 mandado de busca e apreensão