Na manhã desta quinta-feira (16), a Polícia Federal deu cumprimento a três mandados de prisão preventiva e 12 mandados de busca e apreensão em cidades do Paraná e de São Paulo, incluindo Curitiba, Maringá, São Paulo, Santana de Parnaíba, São Bernardo do Campo, São Caetano do Sul, Ribeirão Pires, Peruíbe e Jardinópolis.

Além das prisões e buscas, a operação prevê medidas patrimoniais, como sequestro de imóveis, bloqueio de contas bancárias e aplicações financeiras dos investigados, totalizando até o momento aproximadamente R$ 13,89 milhões.
A ação é uma nova fase da Operação Mafiusi, que tem como objetivo desarticular o núcleo financeiro de uma organização criminosa responsável por movimentar e lavar recursos provenientes do narcotráfico internacional. A quadrilha utilizava métodos sofisticados, com uma complexa rede de pessoas físicas e jurídicas para movimentar cifras multimilionárias em diversas contas bancárias.
Operação Mafiusi
Segundo a Polícia Federal, a análise do material apreendido na primeira fase da operação, realizada em dezembro de 2024, revelou um esquema estruturado de movimentação de dinheiro em espécie, transações de câmbio paralelo (dólar-cabo), uso sistemático de fintechs e empresas de fachada, além da criação de documentos fictícios fornecidos a terceiros para dissimular a origem ilícita dos valores, frequentemente sob o pretexto de serviços de locação de veículos e máquinas.
As investigações também indicam que a liderança da organização aplicou recursos do tráfico internacional em um time de futebol, por meio de uma interposta pessoa com histórico criminal. Os investigadores confirmaram ainda a continuidade das remessas de cocaína para o exterior e apontaram conexões com a alta cúpula de uma facção criminosa de São Paulo.
A Polícia Federal informou que o trabalho investigativo segue em andamento e que outras fases da operação podem ser deflagradas à medida que novas informações forem confirmadas. Os envolvidos responderão por organização criminosa, lavagem de dinheiro e participação no tráfico internacional de drogas.
Veja imagens das apreensões




Quer receber notícias no seu celular? Entre no canal do Whats do Ric.com.br. Clique aqui