Curitiba - A Polícia Federal (PF) e a Receita Federal realizam na manhã de hoje a Operação Forlands, contra organização criminosa que agiria lavando dinheiro oriundo do tráfico de drogas no Paraná e em Santa Catarina. De acordo com a polícia, o objetivo da operação é recuperar até R$ 5 milhões para os cofres públicos.

pistola apreendida pela PF na Operação Forlands
Polícia Federal apreendeu uma pistola com um dos suspeitos (Foto: Polícia Federal)

A PF cumpriu sete mandados de busca e apreensão em Curitiba e em Itapema, no litoral catarinense. As ordens judiciais foram expedidas pela 14ª Vara Federal de Curitiba. A operação apreendeu duas armas. Além disso, PF e Receita realizam o bloqueio de contas bancárias e de bens dos investigados, no valor de até R$ 5 milhões.

Suspeitos usavam nome de “laranjas” para legalizar negociações

Conforme a Polícia Federal, uma das formas de atuação do grupo investigado consistia na negociação de diversos veículos de luxo com pessoas envolvidas com o tráfico de drogas, utilizando-se de transações suspeitas utilizando “laranjas”.

Ainda de acordo com a PF, a investigação foi iniciada a partir de documentos obtidos na Operação Follow the Money. Essa ação, deflagrada em março de 2024, também era relativa à lavagem de dinheiro do tráfico de drogas.

revólver apreendido pela PF na Operação Forlands
PF cumpriu sete mandados no Paraná e em Santa Catarina (Foto: Polícia Federal)

Os elementos colhidos até o momento apontam que o grupo investigado facilitava o trânsito de valores suspeitos de indivíduos envolvidos com tráfico de drogas, permitindo o financiamento das ações criminosas. Caso condenados, os investigados podem ser sentenciados a penas de até 10 anos de prisão.

Quer receber notícias no seu celular? Então entre no canal do Whats do RIC.COM.BR. Clique aqui

perfil Luciano Balarotti
Luciano Balarotti

Repórter

Formado pela UFPR, Luciano Balarotti tem 25 anos de experiência profissional, grande parte dedicada ao jornalismo esportivo. Mas atua também em áreas como Cultura, Cotidiano, Segurança Pública, Automóveis e Concursos.

Formado pela UFPR, Luciano Balarotti tem 25 anos de experiência profissional, grande parte dedicada ao jornalismo esportivo. Mas atua também em áreas como Cultura, Cotidiano, Segurança Pública, Automóveis e Concursos.