O grupo importava as matérias primas da China e as acondicionavam em meio a outros materiais para passar pela fiscalização
A Polícia Federal desarticulou na manhã desta quinta-feira (9) uma quadrilha responsável por importar e distribuir anabolizantes e outros medicamentes de uso controlado de maneira irregular. O grupo utilizava serviços dos Correios e transportadoras para comercializar os produtos em vários estados do país. A operação, batizada como Ciclo Final, envolveu 150 policiais que cumpriram 18 mandados de prisão e a 26 mandados de busca e apreensão em São Paulo, Minas Gerais, Paraná e no Rio de Janeiro.
A investigação começou há oito meses, após a apreensão de uma encomenda que continha medicamentos anabolizantes, postada em uma agência dos Correios na região de São José do Rio Preto (SP). A comercialização destes medicamentos era feita em sites especializados na Internet. Durante as investigações, foram apreendidos aproximadamente 300 kg de substâncias anabolizantes e outros medicamentos de uso controlado.
A quadrilha, que atuava em todo território nacional há mais de cinco anos, importava as matérias primas da China e as acondicionavam em meio a outros materiais para passar pela fiscalização. A droga era beneficiada e envasada em laboratórios montados pelo próprio grupo, que a deixava pronta para uso. Segundo o inquérito policial, os compradores eram, em sua maioria, frequentadores de academias e fisiculturistas.
Os suspeitos detidos devem responder pelos crimes de tráfico de drogas, falsificação de produto destinado a fins medicinais e integrar organização criminosa, cujas penas variam de 3 a 38 anos de prisão.