A irmã de Juliana Marins, Mariana Marins, usou as redes sociais para se manifestar sobre o desaparecimento de Roberto Farias, de 19 anos, no Pico Paraná, em Campina Grande do Sul, na Região Metropolitana de Curitiba. Em um vídeo publicado neste fim de semana, ela demonstrou solidariedade à família e fez um apelo a trilheiros e guias que frequentam a região.

jovem desaparecido no pico paraná
Roberto, jovem desaparecido no Pico Paraná, foi visto pela última vez pela amiga, Thauane (Foto: Reprodução/Redes Sociais)

Mariana, que ganhou visibilidade após o caso envolvendo a irmã, relatou ter recebido diversas mensagens sobre o desaparecimento do jovem e desabafou sobre a angústia vivida por quem enfrenta esse tipo de situação.

“Hoje eu recebi várias mensagens sobre o desaparecimento do Roberto em uma trilha no Pico Paraná. É muito difícil saber que tem alguém passando por isso, porque é muito difícil passar por isso, tanto o Roberto em si quanto a família dele”, afirmou.

No pronunciamento, ela destacou a importância da responsabilidade durante trilhas e caminhadas em áreas de mata fechada, especialmente em locais de difícil acesso, como o Pico Paraná. Segundo Mariana, ninguém deve ser deixado para trás, independentemente do ritmo ou das dificuldades enfrentadas durante o percurso.

“Fica aqui o meu apelo a trilheiros ou pessoas que têm vontade de fazer algum tipo de trilha: jamais deixem uma pessoa sozinha, seja você guia ou acompanhante. Ninguém pode ficar para trás. A vida de todo mundo que está nessa trilha importa, independente de demorar 30, 40 ou 300 minutos a mais para chegar ao destino final”, declarou.

(Vídeo: Reprodução/Redes Sociais)

Buscas por Roberto, no Pico Paraná, entram no quinto dia

As buscas por Roberto Farias entram no quinto dia nesta segunda-feira (5). Equipes do Corpo de Bombeiros, com apoio de drones térmicos, além de montanhistas voluntários, seguem mobilizadas na região. Segundo o Grupo de Operações de Socorro Tático (GOST), todas as trilhas conhecidas já foram verificadas, e a principal hipótese é de que o jovem esteja perdido em uma área de mata fechada.

Desaparecido no Pico Paraná

O jovem, de 19 anos, está desaparecido desde a manhã de quinta-feira (1º), no Parque Estadual Pico Paraná, em Campina Grande do Sul, na Região Metropolitana de Curitiba. Roberto Farias Thomaz acessou o parque com uma amiga para passar o réveillon, porém, na manhã seguinte somente a amiga saiu das trilhas e informou sobre o desaparecimento.

Após o desaparecimento, a jovem gravou vídeos sobre como aconteceu a ocorrência. A amiga disse que Roberto passou mal durante a trilha, ela encontrou um grupo de trilheiros e pediu ajuda, mas depois não localizou mais o Roberto. Quando chegou na base da montanha, a jovem pediu ajuda em uma fazenda, para moradores locais.

Testemunha diz que rapaz foi deixado para trás mesmo passando mal

Uma testemunha que escalou o Pico Paraná junto com o rapaz que desapareceu na virada do ano falou com exclusividade ao Balanço Geral, da Ric RECORD. Fábio relatou que Roberto Farias Thomaz, de 19 anos, foi deixado para trás na trilha duas vezes pela amiga que o acompanhava, mesmo sabendo que ele estava em dificuldade e havia passado mal. O Parque Estadual Pico Paraná fica em Campina Grande do Sul, na Região Metropolitana de Curitiba.

Montagem com fotos de Thayana amiga do jovem desaparecido no Pico Paraná, Roberto Farias Thomaz
Thayana e Roberto subiram juntos o Pico Paraná, mas testemunhas relataram desentendimento entre os dois (Foto: Reprodução/ Ric RECORD)

Fábio disse que Roberto vomitou na subida ao cume e tinha sinais evidentes de “exaustão física e desidratação”. Ainda assim, Thauane decidiu seguir em frente na trilha e chegar sozinha no topo do pico. Na volta ao acampamento, ela teria feito a mesma coisa, segundo a testemunha.

Quer receber notícias no seu celular? Entre no canal do Whats do Ric.com.br. Clique aqui

Mahara Gaio

Repórter

Jornalista formada pela Universidade Positivo e pós-graduada em Jornalismo Digital. Produz pautas com foco em Clima e Tempo, além de Segurança, com ênfase em crimes e acidentes de repercussão no Paraná.

Jornalista formada pela Universidade Positivo e pós-graduada em Jornalismo Digital. Produz pautas com foco em Clima e Tempo, além de Segurança, com ênfase em crimes e acidentes de repercussão no Paraná.