Pinguins-de-magalhães (Foto: reprodução vídeo página ‘Nosso Litoral)

Animais foram encontrados por moradores e banhistas que passavam pela gruta de Encantadas na tarde deste domingo (26)

Um vídeo publicado no Facebook pela página “Nosso Litoral” na manhã deste domingo (26), mostrou vários pinguins mortos na Praia de Encantadas, na Ilha do Mel, litoral do Paraná.

Encalhe é considerado normal e acontece todos os anos

De acordo a Camila Domit, coordenadora do Centro de Estudos do Mar da Universidade Federal do Paraná, não há nada de anormal no que diz respeito ao encalhe desses animais na Ilha do Mel.

Segundo Camila, os animais são da espécie “pinguim-de-magalhães” e os encalhes acontecem anualmente no litoral. 

A quantidade de animais na praia tem uma relação com a abundância de animais que estão vindo para a costa. Inclusive, a bióloga explica que nos últimos anos as áreas reprodutivas de pinguins-de-magalhães no sul da Argentina já tem registrado um aumento no número de nascimento de filhotes. Dessa forma, quando esses animais se tornam juvenis, fazem a migração para a região mais norte: Paraná (PR), Santa Catarina (SC) e São Paulo (SP).

Camila explica que existe uma competição por alimento entre os animais, então muitos deles ficam fracos e debilitados durante o período de migração, e por isso chegam mortos a costa. “Existe uma abundância desses pinguins-de-magalhães no nosso litoral entre maio e setembro, ou seja, um número maior de juvenis migrando para a nossa a costa, e isso aumenta também a competição por alimento e aumenta também a possibilidade desses animais chegarem debilitados”, conta.

De acordo com a bióloga, a costa do Paraná é monitorada desde 2007, e desde 2015 é feito o monitoramento de encalhes. Mas, até o momento a avaliação ainda não traz uma causa definida ou preocupante.