PARQUE DO INGÁ – As pistas de caminhadas dos parques públicos de Maringá estão fechadas via decreto desde 5 de março. Objetivo é evitar aglomerações e contágios por covid-19. Mesmo assim, um maringaense registrou nas redes sociais na noite de quarta-feira (14) pessoas caminhando e correndo no Parque do Ingá. As cancelas utilizadas para bloquear o acesso foram derrubadas.
LEIA MAIS: Professora é morta facadas em Mandaguari, e suspeito pode ter cometido suicídio na BR-376
“Os maringaenses deram um #fo… Afastaram os cavaletes e foram para a pista. Ninguém aguenta mais essa burrice. Parabéns, Maringá”, escreveu no Instagram o maringaense Chrys Arena. Também percorrendo na pista, ele chegou a fazer um vídeo comentando sobre o fato de as pessoas terem voltado a frequentar o Parque do Ingá, além de fazer críticas às decisões da administração pública no enfrentamento do vírus, em Maringá.
Na postagem, Elisangela Santiago disse: “Direito de ir e vir. Ponto.” Em outro comentário, Rosângela Ranieri deixou sua opinião: “Parabéns, galera, chega. Isso demorou para acontecer. União faz a força”.
Ainda sobre a pista do Parque do Ingá, morador da Zona 03, que não quis se identificar, ligou ao Portal RIC Mais esta semana indignado com o descaso: “Queria que vocês fizessem uma matéria sobre a sujeira que virou o Parque do Ingá. A pista emborrachada está muito suja, cheia de fezes de aves, e do jeito que está vai acabar estragando tudo”, reclamou ao telefone.
Decreto
No último decreto municipal, válido desde a última segunda-feira (12), havia uma expectativa de abertura dos parques utilizados para as práticas esportivas. No entanto, a administração optou por flexibilizar atividade física em academias e similares.
Conforme o decreto, as academias de pilates, ginástica, luta, dança, crossfit, tênis, natação e similares ficam autorizadas a funcionar, de segunda a sexta-feira, das 6h às 21 horas e aos sábados das 6h às 15h, com até 30% da capacidade.
Nos mesmos locais, no entanto, ainda não foi autorizada atividade aeróbica, com utilização de esteiras e bicicletas ergométricas, “exceto em sala individual e ventilada e garantido o intervalo de 30 minutos entre cada cliente. Em condomínios, associações e clubes recreativos estão autorizadas as academias de ginástica, pilates e tênis”, determina o decreto.
Nota da prefeitura
Conforme nota enviada pela Diretoria de Comunicação da Prefeitura de Maringá, a utilização dos espaço públicos, assim como a pista de caminhada do Parque do Ingá, está proibida seguindo os decretos municipais.
“Fitas isoladoras e cavaletes foram colocados para desestimular o uso de pessoas no local e evitar aglomerações. A Guarda Municipal atua com fiscalizações e orientação em relação ao cumprimento dos decretos diariamente”, informa a nota.