Um policial militar foi flagrado jogando um motociclista do alto de uma ponte na zona sul de São Paulo, durante uma abordagem. A ação foi registrada em um vídeo divulgado nas redes sociais. Nas imagens é possível ver o momento em que o policial se aproxima do homem, que não esboça qualquer reação, e o atira no rio.

Conforme o portal R7, os policiais envolvidos pertencem ao 24º Batalhão de Diadema, na Região Metropolitana de São Paulo, e estão sendo ouvidos pela Corregedoria da PMSP, que investiga o caso. Os agentes devem ser afastados até a conclusão das apurações.
Vídeo mostra momento em que homem é arremessado
No vídeo que foi divulgado é possível ver três agentes da Polícia Militar sobre a ponte. Um deles levanta uma moto do chão e a encosta na mureta. Então outro policial aparece segurando pelas costas um homem usando uma camiseta azul. Em seguida, o vídeo registra o momento em que o policial levanta o homem pelas pernas e o joga do alto da ponte sobre um córrego. Na sequência, o corpo de um homem aparece boiando nas águas do córrego.
Leia também:
- Morre ex-esposa de autor de atentado a bomba em Brasília após incêndio em SC
- Criança é abusada por servidor durante fiscalização da prefeitura em Maringá
- Grupo é suspeito de fraudar licitações e causar prejuízo de R$ 600 mil em Matinhos
Ao tomar conhecimento do caso, o procurador-geral de Justiça do Estado, Paulo Sergio de Oliveira e Costa, considerou as imagens “estarrecedoras e inadmissíveis”. Assim, a Procuradoria-Geral determinou, nesta terça-feira (3), que o Grupo de Atuação Especial de Segurança Pública (Gaesp) associe-se ao promotor natural do caso para que o Ministério Público de São Paulo “envide todos os esforços no sentido de punir exemplarmente, ao fim da persecução penal, os responsáveis por uma intervenção policial que está muito longe de tranquilizar a população”.
Governador classifica caso como absurdo e pede punição rigorosa
O governador Tarcísio de Freitas (Republicanos) classificou como absurda a atitude do PM flagrado no vídeo. Ele pediu uma investigação rigorosa e uma punição exemplar para o agente.
“A Polícia Militar de São Paulo é uma instituição que preza, acima de tudo, pelo seu profissionalismo na hora de proteger as pessoas. Policial está na rua pra enfrentar o crime e pra fazer com que as pessoas se sintam seguras. Aquele que atira pelas costas, aquele que chega ao absurdo de jogar uma pessoa da ponte, evidentemente não está à altura de usar essa farda. Esses casos serão investigados e rigorosamente punidos. Além disso, outras providências serão tomadas em breve”, disse o governador de SP em uma publicação no X.
Polícia Militar repudia conduta
Questionada, a Polícia Militar disse, por meio de nota, que repudia “veementemente a conduta ilegal adotada pelos agentes públicos no vídeo mostrado.” No texto, a PM ainda afirma que instaurou um inquérito policial militar (IPM) para apurar os fatos e responsabilizar os policiais, que foram identificados e afastados.
Já o secretário da Segurança Pública (SSP), Guilherme Derrite, prometeu “severa punição” aos envolvidos em uma publicação no Instagram.
“Anos de legado da PM não podem ser manchados por condutas antiprofissionais. Policial não atira pelas costas em um furto sem ameaça à vida e não arremessa ninguém pelo muro. Pelos bons policiais que não devem carregar fardo de irresponsabilidade de alguns, haverá severa produção”, disse ele na postagem.
Assista à reportagem do Balanço Geral São Paulo:
Quer receber notícias no seu celular? Então entre no canal do Whats do RIC.COM.BR. Clique aqui.