O 1º Comando Regional da Polícia Militar (1ºCRPM), unidade responsável pela coordenação do Policiamento em Curitiba e na Região Metropolitana, iniciou nesta semana a Operação Ônibus Seguro. A ação, que tem como objetivo levar mais tranquilidade para os usuários do transporte coletivo, usa como base dados fornecidos pela Coordenação da Região Metropolitana de Curitiba (Comec).
Segundo a Comec, desde janeiro deste ano foram registrados 132 roubos em linhas coordenadas pela empresa, que levam milhares de passageiros.
“Desde o começo do ano nós intensificamos as abordagens nos ônibus em fiscalização ao cumprimento das medidas sanitárias em relação ao coronavírus, e isso já trazia uma sensação de segurança para as pessoas. A partir de agora, as unidades da Polícia Militar atuarão de forma específica em combater os crimes de roubos e furtos nesses locais”,
“A Comec coordena 201 linhas em 19 municípios da Região Metropolitana de Curitiba, por meio de 660 veículos. Saber onde e quando estes assaltos vão ocorrer é muito difícil. Por isso estamos contando com a ajuda e inteligência da Polícia Militar nestas operações”, destacou o diretor-presidente da Comec, Gilson Santos. “Com certeza os usuários do transporte coletivo poderão se sentir mais seguros nos seus trajetos a partir de agora”.
A Operação Ônibus Seguro vai abranger, além dos veículos, alimentadores urbanos, terminais, estações-tubo e demais pontos de embarque e desembarque de passageiros. O intuito é dar resposta à população e diminuir os índices criminais nas cidades que compõem o 1º CRPM, com ações de prevenção e repressão dos crimes.
As datas e locais das operações não serão divulgados, mas a atuação se manterá pelos próximos meses com diversas formas de policiamento preventivo.