
Não há data prevista para término da operação que, além de intensificar o policiamento, também comemora os 163 anos da PMPR
A Polícia Militar do Paraná desencadeou, na manhã de quinta-feira (27) a “Operação Sinergia”, que acontece com atividades simultâneas em vários bairros de Curitiba e, principalmente, na região central. As ações têm como foco o cidadão e a intensificação do policiamento em locais com maior aglomeração e circulação de pessoas e veículos.
Os efetivos vão ser compostos por policiais de diversos setores, coordenados pelo Batalhão de Operações Especiais (BOPE). “As equipes policiais farão o policiamento presença em eixos comerciais com maior circulação de pessoas focando nas ações preventivas para aumentar a segurança do cidadão. Os locais e horários das atividades foram levantados por meio do geoprocessamento mapa do crime que indica onde há maior incidência de furtos e roubos. Os policiais atuarão visando a mobilidade, agilidade, rapidez, efeito surpresa, adensamento e visibilidade”, explica o Comandante-Geral da PM, coronel Maurício Tortato.
Em todos os bairros, as atividades vão ser simultâneas e os policiais vão reforçar a segurança que já é feita nestas regiões. Os militares vão atuar com o policiamento presença, em complemento ao trabalho das equipes que atuam atendendo ocorrências via 190 (Emergência).
A operação vai ter também novas viaturas, adquiridas recentemente pelo governo do Estado, para ampliar as ações de segurança pública. Os policiais que vão atuar na operação receberam uma instrução diferente.
Em decorrência da aplicação dos policiais nas ruas, as atividades administrativas do Quartel do Comando Geral da Polícia Militar vão ficar reduzidas no período que seguirem as ações. Não há data prevista para término da operação que, além de intensificar o policiamento, também comemora os 163 anos da PMPR.