O PM é suspeito de torturar um adolescente em fevereiro deste ano; a prisão aconteceu durante o cumprimento da Operação Khao (Foto: Soldado Feliphe Aires)

O PM é suspeito de torturar um adolescente em fevereiro deste ano; a prisão aconteceu durante o cumprimento da Operação Khao

Um policial militar, que é suspeito de torturar um adolescente, foi preso na manhã desta quinta-feira (1º), em Castro, nos Campos Gerais do Paraná. A prisão ocorreu por posse ilegal de munição de uso restrito.

A munição foi encontrada durante o cumprimento de mandados de busca e apreensão da Operação Khao, que investiga suspeitas de torturas. De acordo com a Polícia Civil, na casa do agente foram encontradas 24 cápsulas americanas de munição que não poderiam estar em território brasileiro.

As investigações foram coordenadas pelo Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco). Um segundo policial também é considerado suspeito de torturas.

Tortura

Segundo o Ministério Público do Paraná (MP-PR), a suposta tortura ocorreu em fevereiro deste ano. O crime, segundo MP, foi filmado por policiais que também são suspeitos.

A ordem judicial dos mandados foi expedida pela Vara da Auditoria da Justiça Militar de Curitiba, quem recebeu a denúncia. Ao tomar conhecimento, o Poder Judiciário determinou o afastamento dos policiais militares das funções durante a investigação.

A Polícia Militar de Castro informou que um procedimento administrativo foi instaurado sobre o caso de tortura. A corporação afirmou que não sabia da situação porque a denúncia foi feita diretamente ao Gaeco e ao MP.

Leia também: