Um veículo de luxo carregado com 300 pássaros foi apreendido pela Polícia Rodoviária Federal, na madrugada desta sexta-feira (08), em Campina Grande do Sul, na BR 116. O motorista do automóvel foi preso por tráfico de animais silvestres.

Os agentes abordaram o veículo próximo à Unidade Operacional do Taquari, onde o carro foi revistado. Ao verificar o porta-malas do automóvel, foram localizadas diversas caixas de madeira e de leite contendo Canários da Terra, Pintassilgos, Trinca-ferros e outros pássaros.

O motorista, de 41 anos, informou que havia pego os pássaros na Região Metropolitana de Curitiba e iria vendê-los em São Paulo. Ele foi encaminhado junto com o veículo para a polícia judiciária de Campina Grande do Sul.

A pena para o tráfico de animais é de seis meses a um ano de detenção e multa. A punição pode aumentar caso o crime seja praticado contra uma espécie rara ou considerada ameaçada de extinção. Já a multa pode chegar a R$5.000,00, por unidade de espécie constante da lista oficial da fauna ameaçada de extinção.