Os animais foram resgatados graças às informações repassadas pelo canal de denúncia “181” (Foto: Polícia Ambiental)

Além dos pássaros apreendidos, 11 pessoas responsáveis pelos locais vistoriados foram levados à delegacia

Uma operação realizada pela ROTAM do Batalhão de Polícia Ambiental Força Verde apreeendeu 93 pássaros silvestres, entre quinta-feira (5) e esta sexta-feira (6), em diversos endereços em Curitiba e Região Metropolitana.

Os locais onde as aves eram mantidas em cativeiros irregulares foram identificados com informações repassadas pelo canal de denúncia “181”.

Ao total, 21 endereços foram vistoriados, dentre residências e estabelecimentos comerciais. Além dos pássaros apreendidos, 11 pessoas responsáveis pelos locais vistoriados foram levados à delegacia para assinatura de Termos Circunstanciados. Os infratores do artigo 29 da Lei de Crimes Ambientais foram liberados em seguida.

(Foto: Polícia Ambiental)

Os animais apreendidos foram encaminhados para a sede do Instituto Ambiental do Paraná, onde permanecerão por um período de quarentena a fim de possibilitar sua soltura à natureza.

A pena aplicada para crimes ambientais é de detenção, de seis meses a um ano, e multa de R$ 500,00 (quinhentos reais) por animal apreendido, podendo chegar a R$ 5.000,00 (cinco mil) caso o espécime esteja nas listas oficiais da fauna em risco de extinção.

São considerdos crimes amibientais: caçar, capturar ou manter animais silvestres em cativeiro sem autorização dos órgãos ambientais competentes.